• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-08112022-163305
Document
Auteur
Nom complet
Charlene Cabral Pinheiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Jaremtchuk, Dária Gorete (Président)
Correa, Elizabeth Nicolau Saad
Veras, Eduardo Ferreira
Titre en portugais
Imagens, superexposição e enigmas: exercícios críticos nas práticas on-line de Aleta Valente e Wisrah Villefort
Mots-clés en portugais
Aleta Valente
Imagem digital
Instagram
Pós-internet
Wisrah Villefort
Resumé en portugais
Esta pesquisa analisa as produções de Aleta Valente e Wisrah Villefort a partir dos perfis que mantêm na plataforma social Instagram, respectivamente @ex_miss_febem_ e @mercado__livre. Em um uso simultâneo da rede como laboratório e local de exposição, é proposto que essas artistas se apropriam da lógica algorítmica a favor de uma circulação de imagens críticas a padrões dominantes. É observado que essas produções compartilham operações como a apropriação e ressignificação de conteúdo, a reiteração metodológica da visualidade dominante propondo torções de sentido, o alcance a públicos heterogêneos e uma circulação que ganha outros espaços expositivos. Uma crítica do espetáculo se mostra presente em ambas as poéticas que, com doses de ironia, inserem determinados tensionamentos nas relações mediadas por imagens. O estatuto da imagem digital ocupa um papel central na observação que faz dessas práticas, ensaiando uma reflexão sobre seus potenciais e contradições. O conceito de pós-internet se faz útil, ao longo do texto, pois permite situar o contexto global das produções dessas artistas.
Titre en anglais
Images, overexposure and enigmas: critical exercises in the online practices of Aleta Valente and Wisrah Villefort
Mots-clés en anglais
Aleta Valente
Digital image
Instagram
Post-internet
Wisrah Villefort
Resumé en anglais
This study analyzes the productions of Aleta Valente and Wisrah Villefort from their profiles on the social platform Instagram, respectively @ex_miss_febem_ and @mercado__livre. Since these artists have the social media as a laboratory, but at the same time, as an exhibition place, it is proposed that they make use of the algorithmic logic to achieve wider circulation of images which are critical to dominant patterns. It is observed that these productions show similar operations such as the appropriation and resignification of contents, the methodological reiteration of the dominant visuality proposing twists of meaning, reaching heterogeneous audiences and a circulation to other exhibition spaces. A critique of the spectacle and also some doses of irony are present in both poetics, bringing certain tensions in the relations mediated by images. The statute of the digital image plays a central role in the observation of these practices, emerging a reflection on their potentials and contradictions. The concept of post-internet becomes useful throughout the text, as it allows us to situate the global context of these artists' productions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-11-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.