• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-07022014-162537
Document
Auteur
Nom complet
Lina Alves Arruda
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Jaremtchuk, Dária Gorete (Président)
Cedillo, Rosa Maria Blanca
Chiarelli, Domingos Tadeu
Titre en portugais
Estratégias desconstrutivas: a crítica feminista da representação
Mots-clés en portugais
apropriação
arte feminista
identidade
representação de mulheres
Resumé en portugais
A pesquisa propõe uma revisitação da crítica feminista das políticas de representação considerando a intersecção de seus principais debates e premissas com as críticas contemporâneas às políticas de identidade, sugerindo perspectivas pós-identitárias nas estratégias representativas empregadas por Barbara Kruger, Cindy Sherman, Laurie Simmons e Martha Rosler. Problematizando a tendência da representação de perpetuar na imagética feminista um sujeito fixo e uma categoria estável "mulher", atenta-se para a importância da formulação de estratégias artísticas representativas antiessencialistas que evoquem criticamente "mulheridade" evitando a reificação da categoria, do sujeito e das estruturas heteronormativas que sustentam o termo. Assim sendo, as análises propostas na pesquisa sugerem que, ao apropriarem-se de imagens de mulheres advindas do repertório dos mass media (revistas, cinema, televisão, anúncios publicitários etc.), as artistas selecionadas proporcionam um olhar crítico à imagética cultural e desestabilizam não somente as retóricas nela historicamente arriagadas, mas também a própria noção de "mulheridade" como categoria identitária estável, coerente, natural e universal.
Titre en anglais
Deconstructive strategies: the feminist representational critique
Mots-clés en anglais
appropriation
feminist art
identity
images of women
Resumé en anglais
This research provides an analysis based on the intersections between the feminist representational politics critique and the contemporary identity politics critique, suggesting that the strategies employed by Barbara Kruger, Cindy Sherman, Laurie Simmons and Martha Rosler manifest post-identity perspectives. By exposing the representation's tendency to perpetuate, in feminist imagery, "woman" as a fixed subject and stable category, this research stresses the necessity to elaborate antiessentialist representational artistic strategies that might be able to critically summon "womanliness", though avoiding the reification of the same category, subject and heterosexual structures that sustain this term. Therefore, I will argue that by appropriating images of women provided by the cultural imagery (magazines, cinema, television, adds etc.) these artists enable a critical gaze towards this particular visual repertory, destabilizing not only their historically rooted rhetorics, but also the very idea of "womanliness" as a stable, coherent, natural and universal identity category.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
LINAALVESARRUDA.pdf (2.19 Mbytes)
Date de Publication
2014-02-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.