• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-172356
Documento
Autor
Nome completo
Anna Luisa Castanheira Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Carvalho, Ana Maria Albani de
Queiroz, Rodrigo Cristiano
Título em português
Suspendendo as mecânicas: arte e espaço na 28ª Bienal Internacional de São Paulo
Palavras-chave em português
Arte contemporânea
Bienal Internacional de São Paulo
Curadoria
Expografia
Resumo em português
Esta Dissertação visa estudar o projeto da 28ª edição da Bienal Internacional de São Paulo visto a necessidade de um entendimento mais aprofundado de seu projeto curatorial. Buscou-se compreendê-lo e analisá-lo integralmente, o que permitiu relacionar as decisões apresentadas por aquela edição com o contexto político e econômico no qual a instituição se encontrava. A partir dessa compreensão, tornou-se possível interpretar os pretextos e estratégias adotados pela curadoria e analisar a natureza das relações entre as obras apresentadas naquela edição e o espaço expositivo do Pavilhão da Bienal. Trata-se de um estudo com intuito de alavancar contribuições para a História das Exposições e a história da Bienal de São Paulo, assim como estimular as discussões relativas às formas como a arte contemporânea e o espaço expositivo podem dialogar e influenciar o campo da arte e das exposições na atualidade.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Bienal Internacional de São Paulo
Contemporary art
Curatorship
Expography
Resumo em inglês
This Master thesis aims to study the project of the 28th Bienal Internacional de São Paulo, given the need for a deeper understanding of its curatorship project. We sought to understand and analyze it in its entirety, which made it possible to relate the decisions presented by that edition with the political and economic context in which the institution found itself. From this understanding, it became possible to interpret the pretexts and strategies adopted by the curatorship, and to analyze the nature of the relationships between the works presented in that edition and the Bienal Pavilion exhibition space. This study aims to leverage contributions to the History of Exhibitions and the history of the Bienal de São Paulo itself, as well as stimulate discussions on the ways in which contemporary art and the exhibition space can dialogue and influence todays field of art and of exhibitions.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.