• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-172356
Document
Auteur
Nom complet
Anna Luisa Castanheira Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Chiarelli, Domingos Tadeu (Président)
Carvalho, Ana Maria Albani de
Queiroz, Rodrigo Cristiano
Titre en portugais
Suspendendo as mecânicas: arte e espaço na 28ª Bienal Internacional de São Paulo
Mots-clés en portugais
Arte contemporânea
Bienal Internacional de São Paulo
Curadoria
Expografia
Resumé en portugais
Esta Dissertação visa estudar o projeto da 28ª edição da Bienal Internacional de São Paulo visto a necessidade de um entendimento mais aprofundado de seu projeto curatorial. Buscou-se compreendê-lo e analisá-lo integralmente, o que permitiu relacionar as decisões apresentadas por aquela edição com o contexto político e econômico no qual a instituição se encontrava. A partir dessa compreensão, tornou-se possível interpretar os pretextos e estratégias adotados pela curadoria e analisar a natureza das relações entre as obras apresentadas naquela edição e o espaço expositivo do Pavilhão da Bienal. Trata-se de um estudo com intuito de alavancar contribuições para a História das Exposições e a história da Bienal de São Paulo, assim como estimular as discussões relativas às formas como a arte contemporânea e o espaço expositivo podem dialogar e influenciar o campo da arte e das exposições na atualidade.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Bienal Internacional de São Paulo
Contemporary art
Curatorship
Expography
Resumé en anglais
This Master thesis aims to study the project of the 28th Bienal Internacional de São Paulo, given the need for a deeper understanding of its curatorship project. We sought to understand and analyze it in its entirety, which made it possible to relate the decisions presented by that edition with the political and economic context in which the institution found itself. From this understanding, it became possible to interpret the pretexts and strategies adopted by the curatorship, and to analyze the nature of the relationships between the works presented in that edition and the Bienal Pavilion exhibition space. This study aims to leverage contributions to the History of Exhibitions and the history of the Bienal de São Paulo itself, as well as stimulate discussions on the ways in which contemporary art and the exhibition space can dialogue and influence todays field of art and of exhibitions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.