• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-06012023-121849
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Cardoso Oshiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Mattar, Sumaya (Presidente)
Cordaro, Madalena Natsuko Hashimoto
Miranda, Hercilia Tavares de
Nakashato, Guilherme
Santos, Marcos Ferreira dos
Título em português
O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojo
Palavras-chave em português
Aprofundamento
Aula de Arte
Caminho
Corpo
Dojo
Resumo em português
Este estudo forneceu um retrato a respeito de alunos do Ensino Fundamental II de uma instituição privada, desfrutando de aulas inspiradas na experiência artística a partir de um dojo. A elaboração do percurso dos alunos segue a ideia do conceito japonês michi, em que tal panorama é baseado em ações individuais e coletivas através do aprofundamento no corpo. Inicialmente, a pesquisa autoetnográfica ocorreu no 'Jardim dos Ventos', onde são cultivadas a técnica Do-ho de Toshi Tanaka (artista japonês), a etiqueta Reigi Sah e a conexão entre natureza e arte (poética do Fugaku). O intenso processo de autoconhecimento do artista orientou a criação de um estado meditativo no ciclo de aulas, auxiliando os alunos na tomada de consciência de seus universos simbólicos internos. Assim, o passo seguinte da pesquisa considerou os aspectos de transformação nos comportamentos dos estudantes, como a utilização do espaço em sala de aula, os relacionamentos entre estudantes e a questão da autonomia, os quais foram afetados pelo procedimento anterior. Por fim, o referencial teórico foi constituído de contribuições valiosas, provindas das obras de Gaston Bachelard, David Le Breton, Jacques Rancière, Paulo Freire, entre outros.
Título em inglês
The air that blows inside: paths of deepening the artistic experience from the dojo
Palavras-chave em inglês
Art Class
Body
Deepening
Dojo
Path
Resumo em inglês
This study provided a picture of the middle and high school students from a private institution enjoying classes inspired by the dojo artistic experience. Students' path elaboration follows the idea of the Japanese concept 'Michi', in which panorama is based on individual and group actions by deepening the body. Initially, autoethnographic research took place in 'Jardim dos Ventos', where Toshi Tanaka's (Japanese artist) Do-ho technique, Reigi Sah etiquette, and the connection between nature and Art (Fugaku) are cultivated. The artist's intensive self-knowledge process guided the creation of a meditative state in the class cycle, supporting students to achieve awareness of their internal symbolic universe. Thus, the following step of the research considered the transformation aspects of students' behavior, such as classroom space utilization, student relations, and student autonomy, which were affected by the previous procedure. Finally, the theoretical framework consisted of Gaston Bachelard, David Le Breton, Jacques Rancière, and Paulo Freire, among others, studies contributions.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.