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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.27.2011.tde-03062011-104012
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Roberto Amaral Barbosa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Ajzenberg, Elza Maria (Président)
Cury, Lucilene
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo
Leite, Edson Roberto
Oliveira, Alecsandra Matias de
Titre en portugais
Melancolia e questões estéticas Giorgio De Chirico
Mots-clés en portugais
Arte Moderna
Giorgio De Chirico
Melancolia
Resumé en portugais
A reflexão sobre a melancolia, na produção estética de Giorgio De Chirico, compõe o arcabouço da presente pesquisa. Neste estudo, são considerados sentimentos e ressentimentos que permeiam aspectos biográficos e estéticos ligados direta e/ou indiretamente às questões da melancolia na obra do artista Giorgio De Chirico. A constituição melancólica de sua produção seria sustentada pelas referências do artista? Isto é, a reconhecida influência de filósofos como, Nietzsche e Schopenhauer e de artistas como Arnold Böcklin e Max Klinger forneceria o embasamento à postura melancólica de De Chirico? O contexto vivido na Europa, no século XX (cercado por duas Guerras Mundiais) contribuiu para a adoção desta condição? As circunstâncias biográficas direcionariam o artista para a expressão da melancolia em seus trabalhos? E, por fim, De Chirico utilizaria o que poderia se chamar de uma estética da melancolia como um dos eixos de sua reflexão poética? A elucidação dessas perguntas pode residir nas fontes históricas que unem melancolia e arte desde os escritos dos filósofos gregos, passando pelas questões do Renascimento e chegando ao ideário moderno do qual De Chirico é fruto.
Titre en anglais
Melancholy and aesthetic issues Giorgio De Chirico
Mots-clés en anglais
Giorgio De Chirico
Melancholy
Modern Art
Resumé en anglais
The melancholy reflection on the aesthetic production of Giorgio De Chirico makes up the framework of this research. In this study, the feelings and resentments that permeate biographical and aesthetic aspects related directly or indirectly to issues of melancholy in Giorgio De Chiricos works are considered. Would the melancholy constitution of his production be sustained by the references of the artist? That is, would the recognized influence of philosophers like Nietzsche and Schopenhauer and artists such as Arnold Böcklin and Max Klinger provide the basis for de Chirico's melancholy posture? Would the context experienced in Europe in the twentieth century (surrounded by two world wars) contribute to the adoption of this condition? Would the biographical circumstances steer the artist towards the expression of melancholy in his works? Finally, would De Chirico make use of what might be called an "aesthetics of melancholy as one of the pillars of his poetic reflection? The elucidation of these questions may lie in the historical sources that combine art and melancholy from the writings of the Greek philosophers, through questions of the Renaissance and coming to modern ideas - of which De Chirico is a result.
 
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tese.pdf (5.11 Mbytes)
Date de Publication
2011-06-29
 
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