• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-26082021-121921
Documento
Autor
Nome completo
Livia Paola Gorresio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Fortes Junior, Hugo Fernando Salinas (Presidente)
Araújo, Nivalda Assunção de
Barrios, Vicente Carlos Martinez
Mesquita, Tiago dos Santos
Rosenthal, Dália
Título em português
Sentimento da Cor
Palavras-chave em português
Cor
Percepção
Pintura
Símbolo
Resumo em português
Esta pesquisa busca investigar a percepção das cores no âmbito visual, mas sobretudo, no campo simbólico, tendo como intenção reunir estas duas perspectivas do pensamento sobre a cor dentro do campo das artes visuais. Na tentativa de unir estes dois extremos, primeiramente fiz um levantamento histórico, salientando os sentidos dados à cor azul ao longo do tempo, podendo assim situar as minhas criações produzidas com esta cor. Posteriormente, reflito por meio de aproximações sobre as minhas obras e as de outros artistas cuja a cor, é o fundamento da obra, contextualizando assim, a minha produção. Saliento nesta tese a compreensão da cor não só como um estímulo visual, ou seja, pura visualidade, mas preponderantemente, como característica psicológica que se revela através dos símbolos e estados emocionais. Sendo o carácter psicológico da cor, o simbólico, a questão que vem se colocando cada vez mais presente na minha produção.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Color
Painting
Perception
Simbolic
Resumo em inglês
This research seeks to investigate the perception of colors in the visual sphere, but above all, in the symbolic field, with the intention of bringing together these two perspectives of thought about color within the field of visual arts. In an attempt to unite these two extremes, I first made a historical survey, highlighting the meanings given to the color blue over time, thus being able to situate my creations produced with this color. Later, I reflect through approximations about my works and those of other artists whose color is the foundation of the work, hereby contextualizing my production. I emphasize in this thesis the understanding of color not only as a visual stimulus, that is, pure visuality, but also predominantly, as a psychological characteristic that is revealed through symbols and emotional states. Being the psychological character of color, the symbolic, the question that has been becoming more and more present in my production.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-08-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.