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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-26022021-234816
Documento
Autor
Nome completo
Jimson Ferreira Vilela
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Mario Celso Ramiro de (Presidente)
Araujo, Galciani Maria Neves de
Bahia, Dora Longo
Farias, Agnaldo Aricê Caldas
Wisnik, Guilherme Teixeira
Título em português
Um glossário poético da obra de Jannis Kounellis
Palavras-chave em português
arte contemporânea
Arte Povera
artes visuais
escritos de artistas
Glossário poético
Jannis Kounellis
pintura
poéticas visuais
Resumo em português
Um glossário poético da obra de Jannis Kounellis parte da análise dos trabalhos e escritos do artista com o intuito de apontar, delinear e compreender o repertório de conceitos, elementos, procedimentos e referências de sua linguagem artística. O glossário poético foi elaborado, nesta tese, como uma ferramenta de aproximação à obra de Jannis Kounellis (1936-2017) e articula um conjunto de verbetes com imagens selecionadas na vasta produção do artista, mapeando a sua poética. Por 56 anos ininterruptos, a produção de Jannis Kounellis teceu labirínticos diálogos com a fundação mítica da pintura; com a história da pintura enquanto arte liberal e seus desdobramentos linguísticos na modernidade; com os contextos políticos e sociais do pós-Segunda Guerra Mundial; e terminou por conceituar a passagem da linguagem pictórica da representação à apresentação. Além do estabelecimento de um panorama da poética de Kounellis, esta tese propõe, por meio do exame da produção do artista, uma reflexão em torno da linguagem artística, suas formas de organização e dinâmicas internas, que, por vezes, retomam e reelaboram problemas inerentes ao campo da arte desde sua conformação. Quando os debates sobre o fim da pintura se amplificaram, Kounellis foi dissonante e não a abandonou: designouse pintor para questionar a natureza da pintura e, em sua prática artística, engendrou uma lógica que entendia a tinta sobre a tela como apenas um dos meios possíveis da pintura. Esta abordagem privilegia a experiência do fazer artístico, ou seja, o debate e a apresentação da obra de Kounellis por meio do glossário poético se dá sob a perspectiva de um artista que pesquisa outro artista.
Título em inglês
A poetic glossary of Jannis Kounellis
Palavras-chave em inglês
Arte Povera
artist's writings
contemporary art
Jannis Kounellis
painting
Poetic glossary
visual arts
visual poetics
Resumo em inglês
A poetic glossary of Jannis Kounellis work is based on the analysis of the artist's works and writings in order to indicate, outline and understand the repertoire of concepts, elements, procedures and references of his artistic language. In this Thesis, the poetic glossary developed here serves as a tool to approach the work of Jannis Kounellis (1936-2017) and articulates a set of entries with selected images from the artist's vast production, mapping his poetics. For 56 consecutive years, Jannis Kounellis' production wove labyrinthine dialogues with the mythical foundation of painting; with the history of painting as a liberal art and its linguistic developments in modernity; with post-World War II political and social contexts; and ended up conceptualizing the passage of pictorial language from representation to presentation. In addition to establishing a panorama of Kounellis' poetics, this study examines the artist's production to reflect upon his artistic language, forms of organization and internal dynamics, which, at times, reconsider and reelaborate problems inherent to the art field since its conformation. When the debates over the end of painting grew, Kounellis followed his own path and did not abandon it: he called himself a painter to question the nature of painting and, in his artistic practice, devised a specific logic that understood paint on canvas as just a possible means of painting. This approach favors the experience of artistic making, that is, the debate and presentation of Kounellis' work through this poetic glossary takes place from the perspective of an artist who researches artists.
 
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Data de Publicação
2021-03-01
 
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