Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-22112019-123043
Documento
Autor
Nome completo
Erica Regina Ferrari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Grossmann, Martin (Presidente)
Beiguelman, Giselle
Garbelotti, Raquel de Oliveira Pedro
Título em português
de terra, pedra e palavra / ocupação-monumento
Palavras-chave em português
memória
monumento
ocupação
Pátio do Colégio
São Paulo
Resumo em português
Vivemos uma proliferação da espacialização da memória nas cidades durante o século XX. A produção de monumentos e a conversão de edifícios de sítios históricos em museus refletiram os anseios nacionais e de elites locais na solidificação de valores através de determinados recortes históricos. Esse trabalho toma como objeto de estudo dois lugares: o Pátio do Colégio, logradouro de fundação da cidade de São Paulo, e a Ocupação 9 de Julho, coordenada pelo MSTC (Movimento sem Teto do Centro). Trata-se de uma reflexão critica acerca do conceito de monumento na produção artística e nas políticas patrimoniais, bem como de construção das memórias na esfera pública. A crise em relação aos monumentos e lugares de memória tradicionais revela a emergência contemporânea por outras narrativas históricas, a influência do turismo global, a reivindicação de renovados usos do espaço da cidade e a luta por mais igualdade social.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
memory
monument
occupation
Pátio do Colégio
São Paulo
Resumo em inglês
We experienced a proliferation of memory spatialization in cities during the 20th century. The production of monuments and the conversion of buildings from historical sites into museums reflected national interests and also those of local elites in the consolidation of values through certain historical cuts. The object of this research are in fact two: the 'Pátio do Colégio', site of São Paulo city foundation and the 'Ocupação 9 de Julho', a building taken by squatters of the MSTC, a political movement that fights for the right of popular housing especially in São Paulo's city center. This is a critical reflection on the concept of monument in artistic production and patrimonial policies, as well as on the construction of memories in the public sphere. The crisis in relation to traditional monuments and places of memory reveals the contemporary emergency for other historical narratives, the influence of global tourism, the vindication of renewed uses of the city space, and the struggle for more social equality.
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Data de Publicação
2019-11-22