• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-22032024-115057
Document
Auteur
Nom complet
Carlos Henrique Nunes Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Tavares, Monica Baptista Sampaio (Président)
Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de Souza
Venturelli, Suzete
Titre en portugais
Arte Relacional Hiperconectada: Individualismo e solidão na cultura digital
Mots-clés en portugais
cultura digital
estética relacional
rede social
Resumé en portugais
A cultura digital impõe uma socialização pautada na hiperconectividade e na hipercomunicação. Tornamo-nos, pois, onipresentes pelas redes digitais, acessíveis pelos dispositivos móveis que carregamos junto ao corpo. Entretanto, esses aparelhos e seus aplicativos conduzem-nos a um individualismo, pressionando-nos a uma autorreinvenção a fim de mantermo-nos interessantes aos outros. Com isso, as relações construídas podem ser sentidas como instrumentos para obter visibilidade na rede. A liquidez dessas experiências, potencializadas pela mercantilização de identidades e dos afetos, pode hiperdimensionar a sensação de solidão. Nesse contexto, a pesquisa em arte desenvolvida objetivou problematizar o paradoxo contemporâneo do individualismo e da solidão hiperconectados, realizando experimentos artísticos relacionais no Instagram. Para tanto, a conta @l1nk_se foi criada para disseminar vídeos curtos, chamados Reels, capazes de instigar conversas públicas e privadas com usuários dessa rede social. Ao estabelecer relações momentâneas, o trabalho pôde questionar as relações das pessoas consigo e com os outros, sensivelmente afetados pela ubiquidade da tecnologia, principalmente das mídias sociais digitais.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
digital culture
relational aesthetics
social media
Resumé en anglais
Digital culture imposes a socialization based on hyperconnectivity and hypercommunication. Therefore, we become ubiquitous through digital networks, accessible through the mobile devices we carry around our bodies. However, these devices and their applications lead us to individualism, pushing us to reinvent ourselves in order to remain interesting to others. As a result, the relationships built can be seen as tools to gain visibility on the network. The liquidity of these experiences, potentiated by the commodification of identities and affections, can increase the feeling of loneliness. In this context, this art research developed aimed to problematize the contemporary paradox of hyperconnected individualism and loneliness, performing relational aesthetic experiments on Instagram. For this purpose, the @l1nk_se account was created to disseminate short videos, called Reels, capable of instigating public and private conversations with users of this social network. By establishing momentary relationships, the work questioned people's relationships with themselves and others who are significantly affected by the ubiquity of technology, especially digital social media.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-03-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.