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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-21022019-144621
Documento
Autor
Nome completo
Alan Beserra Toledo da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Branca Coutinho de (Presidente)
Aquino, Lívia Afonso de
Farias, Agnaldo Aricê Caldas
Título em português
Paisagem urbana: frestas, fricções e descaminhos
Palavras-chave em português
Espaço público
Fotografia
Intervenção urbana
Paisagem urbana
Resumo em português
Esta dissertação reflete sobre a criação de um conjunto de operações poéticas realizadas no espaço urbano, cujo intuito é problematizar as influências que o "corpo da cidade" exerce sobre os corpos de seus habitantes e os processos de subjetivação subsequentes. Tem a cartografia como procedimento investigativo-base, que articula a pesquisa em três modos processuais: 1) o caminhar no espaço urbano de maneira errática, com o objetivo de formular e absorver questões que os múltiplos ambientes suscitam; 2) a produção de intervenções artísticas em espaços públicos, com vistas a interpelar locais e transeuntes, desviando-os da rotina prático-funcional através da abertura de "frestas sensíveis" no cotidiano das cidades; 3) produzir deslocamentos das questões do espaço público para espaços privados, por meio de acontecimentos estéticos que utilizam recursos principalmente da fotografia, do vídeo e da performance, para discutir reciprocidades afetivas entre sujeito e paisagem urbana.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Aesthetic events
Photography
Public space
Urban intervention
Urban landscape
Resumo em inglês
This dissertation reflects on the creation of a set of poetic operations performed in urban space, whose purpose is to problematize the influences that the "body of the city" exerts on the bodies of its inhabitants and the subsequent subjectivation processes. It has the cartography as basic investigative procedure, which articulates research in three procedural modes: 1) walking in urban space in an erratic way, with the objective of formulating and absorbing questions that the multiple environments raise; 2) the production of artistic interventions in public spaces, with a aim of questioning local and passers-by, diverting them from the practical-functional routine by opening "sensitive gaps" in the daily life of the cities; 3) to produce shifts from public space issues to private spaces, through aesthetic events, that use resources mainly of photography, video and performance, to discuss affective reciprocities between subject and urban landscape.
 
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Data de Publicação
2019-03-15
 
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