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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-20072009-180404
Document
Auteur
Nom complet
Kelly de Oliveira Xavier
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Gross, Maria do Carmo Costa (Président)
Farias, Agnaldo Aricê Caldas
Oliveira, Branca Coutinho de
Titre en portugais
Corpo estranho
Mots-clés en portugais
Corpo
Percepção e produção
Processo de criação
Resumé en portugais
Esta pesquisa Corpo estranho apresenta as questões envolvidas no meu processo de criação percepção e produção. Por meio de investigações práticas e teóricas, que envolvem o imaginário do corpo, trato de características que considero importantes para o entendimento do corpo como algo em constante movimento. Tal idéia de corpo associa-se, visual e conceitualmente, com os seus estratos materiais, sua realidade física, carnal e orgânica, desfazendo-se de um modelo idealizado. Para a abordagem dessa problemática foram privilegiados trechos de textos de autores como Georges Bataille, na filosofia, Hilda Hilst, na literatura, e também de escritos da artista brasileira Lygia Clark. Neste percurso, a fotografia e o vídeo foram os meios escolhidos para apresentá-lo como matéria convulsiva, perturbadora dos seus limites.
Titre en anglais
Corpo estranho
Mots-clés en anglais
Corpo
Percepção e produção
Processo de criação
Resumé en anglais
This research project, Strange Body, approaches the issues pertinent to my creative process perception and production. Through practical and theorical investigations, dealing with the imagery related to the body, I study aspects I consider important to the understanding of the body as something in constant movement. This conception of the body is related, both visual and conceptually, with its material stratuns, its physical, carnal and organic reality, and has been detached from idealistic models. In the approaching we have adoted, we highlighted texts of authors like Georges Bataille, in philosophy, Hilda Hilst, in literature, and also the writings of brazilian artist Lygia Clark. Along this research, photography and video were chosen as the medium used to present it as a convulsive matery, disturbing its limits.
 
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5329670.pdf (23.99 Mbytes)
Date de Publication
2009-10-15
 
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