• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-19032024-133535
Documento
Autor
Nombre completo
Cássia Helena José Barbosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Andrade, Mario Celso Ramiro de (Presidente)
Oliveira, Branca Coutinho de
Parra, Jose Dario Vargas
Silva, Diana Mendes Machado da
Teles, Edson Luis de Almeida
Título en portugués
A morte tem endereço
Palabras clave en portugués
arte multimídia
direitos humanos
estética forense
intervenção pública
violência institucional
Resumen en portugués
A presente tese apresenta a pesquisa intitulada A morte tem endereço, que explora a conexão entre arte e violência institucional. O resultado dessa investigação consiste em reflexões e práticas artísticas que se utilizam de meios como a realidade aumentada, realidade virtual, serigrafia e recursos da cibercartografia. O trabalho pretende potencializar a reflexão sobre os sistemas de opressão e dominação que violam os direitos humanos, como o aprisionamento, o desaparecimento forçado e a tortura violações notadamente ocorridas durante a ditadura civil-militar no Brasil, e que continuam reverberando nos dias de hoje, a partir do modus operandi das forças policiais, tal como tem sido noticiado seguidamente pela imprensa brasileira. Em primeiro momento, foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental incluindo, especificamente, mapeamentos e dados do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que remetem à história da ditadura civil-militar no Brasil para resgatar a memória desse período de repressão, aproximando os fatos do passado à realidade presente. A presente pesquisa dialoga com obras artísticas contemporâneas, que tratam da violência e da quebra de direitos, da marginalidade e da justiça ou da ausência dela e estuda os seus pontos críticos. A tese também investiga a estética forense, que, a partir da arte, desenvolve estudos imagéticos e investigativos para o campo da criminologia. Compartilho, dentro desse contexto, trabalhos realizados com o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF), órgão vinculado à Universidade Federal de São Paulo e que visa promover, de forma interdisciplinar, ações de pesquisa que envolvem à violência de Estado e direitos humanos.
Título en inglés
Death Has an Address
Palabras clave en inglés
forensic aesthetics
human rights
institutional violence
multimedia art
public intervention
Resumen en inglés
This thesis presents the research entitled Death Has an Address, which explores the connection between art and institutional violence. The outcome of this investigation consists of reflections and artistic practices that utilize means such as augmented reality, virtual reality, serigraphy, and resources from cybercartography. The work aims to enhance the reflection on systems of oppression and domination that violate human rights, such as imprisonment, enforced disappearance, and torture, violations notably occurring during the civil-military dictatorship in Brazil, and which continue to reverberate today through the modus operandi of the police forces, as repeatedly reported by the Brazilian press. Initially, a qualitative and documentary research was carried out including specifically mapping and data from the report of the National Truth Commission (CNV), which relates to the history of the civil-military dictatorship in Brazil to rescue the memory of that period of repression, bridging the past events to the present reality. It engages with contemporary artistic works that address violence and the violation of rights, marginalization, justice or the lack thereof and investigates their critical points. The thesis also explores forensic aesthetics, which, through art, develops image-based and investigative studies for the field of criminology. Within this context, it shares works carried out with CAAF - the Center for Anthropology and Forensic Archaeology of Unifesp, an entity linked to the Federal University of São Paulo, which aims to promote interdisciplinary research actions involving state violence and human rights.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.