• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-18042022-153455
Document
Auteur
Nom complet
Claudia Regina Guimarães
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Bahia, Dora Longo (Président)
Chaimovich, Felipe Soeiro
Gomes, Rosângela Rennó
Titre en portugais
Invisível, Eu - Fotografia, Corpo e Gênero
Mots-clés en portugais
corpo
fotografia contemporânea
performatividade de gênero
representação fotográfica
sexualidade
Resumé en portugais
Esta pesquisa apresenta, por meio de representações fotográficas, uma reflexão sobre corpo, gênero e sexualidade. Partindo da noção de que o gênero não possui um significado fixo nem uma essência absoluta ou imutável, esta dissertação foi construída a partir de imagens fotográficas de sujeitos que refletem questões de identidade, sexualidade, gênero e orientação sexual por meio da afirmação da performatividade de seus próprios corpos. Para isso, articula-se um breve apanhado histórico sobre a construção dos gêneros através das representações fotográficas e como vários fotógrafos transgressores questionaram e desconstruíram as normatizações de gênero através de suas obras, desde o Movimento Pictorialista até a contemporaneidade. Na composição dos capítulos, além da apresentação da pesquisa prática - que consiste em dez retratos de sujeitos que interpretam suas identidades de gênero para a câmera, e dez fotografias de lugares públicos onde sujeitos LGBTQI+ foram assassinados no Brasil em razão de suas expressões de gênero - serão analisados trabalhos de artistas das mais diversas gerações, dentre os quais: Júlia Cameron, Lady Hawarden, Eadweard Muybridge, Holland Day, Robert Mapplethorpe, Cindy Sherman e Catherine Opie. Para fundamentar essas análises, proposições conceituais de filósofos como Judith Butler, Michel Foucault e Giorgio Agamben serão basilares para compreendemos as estruturas de normatização de gênero e sexualidade, bem como as estratégias políticas de resistência e aparição pública de grupos minoritários.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
body
contemporary photography
gender performativity
photographic representation
sexuality
Resumé en anglais
This research presents a reflection on the body, gender and sexuality through photographic representation. As gender does not have a fixed meaning or an absolute or immutable essence, the photographic images of subject question identity, sexuality, gender and sexual orientation by affirming the performativity of their bodies. A brief historical overview about the construction of genres through photography illustrates how several photographers questioned and deconstructed the norms of gender through their works, from the Pictorialist Movement to contemporaneity. The works of various artists are also analyzed, including: Julia Cameron, Lady Hawarden, Eadweard Muybridge, Holland Day, Robert Mapplethorpe, Cindy Sherman and Catherine Opie. These analyses are supported by contemporary philosophy, using the texts of Judith Butler, Michel Foucault and Giorgio Agamben. Their conceptual propositions are fundamental to understanding the structures of gender and sexuality normalization; and the political strategies of resistance and public appearance of minority groups. As part of the practical work, the author photographed ten portraits of subjects interpreting their gender expression and public places where ten LGBTQI+ individuals were murdered in Brazil because of their gender expressions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-04-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.