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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-11022022-112144
Documento
Autor
Nome completo
Camila Soato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Dias Filho, Geraldo de Souza (Presidente)
Bahia, Dora Longo
Maneschy, Orlando Franco
Medeiros, Maria Beatriz de
Santos, Fabio Lopes de Souza
Título em português
Arregaça: uma possível fuleragem pictórica
Palavras-chave em português
Feminismo
Fuleragem
Pintura
Processo criativo
Resumo em português
A presente tese trata dos caminhos e processos criativos percorridos por mim na realização de minhas produções poéticas. Esse texto é uma mistura de ficção, memórias, investigações teóricas e poéticas. Aborda trabalhos poéticos que mesclam o contexto presente às lembranças de infância, como um ponto de partida. Trabalhos que refletem sobre o desejo de deflagrar a invisibilidade imposta ao sujeito com o qual me identifico através da pinturas e, por isso, aponta para um olhar feminista no desenvolvimento tanto do trabalho prático como teórico. Para apoiar algumas questões discutidas no texto, utilizei os conceitos elaborados pelo Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos: fuleragem e pronóia (o contrafluxo de paranoia). Assim como, de suporte para os desdobramentos de outros a partir das contaminações incorporadas aos trabalhos em questão: mundiçagem e fotofuleragem. O texto é dividido em três situações de acordo com o processo de produção criativa. Busca pelas imagens é a etapa em que coleto as imagens na internet e produzo outras a partir de fotoperformance, que aqui chamarei de fotofuleragens. A segunda etapa é a combinação das imagens e a construção matérica, massa de tintas, pinceladas carregadas, gestual ríspido, a incorporação de sujeiras e outros acidentes provenientes de uma manufatura aparentemente descuidada, e por último discuto a partir de relatos algumas relações de fora do ateliê, com galerias e instituições, que provocaram desvios nos trabalhos e até mesmo novos trabalhos.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Creative process
Feminism
Fuleragem
Painting
Resumo em inglês
The present thesis deals with the paths and creative processes followed by Camila Soato in the realization of her poetic productions. This text is a mixture of fiction, memories, theoretical and poetic investigations. It addresses poetic works that mix the present context with childhood memories, as a starting point. Works that reflect on the desire to trigger the invisibility imposed on the subject with which I identify myself through paintings and, therefore, points to a feminist look at the development of both practical and theoretical work. To support some of the issues discussed in the text, I used the concepts developed by the Corpos Informáticos Research Group: fullerage and pronóia (the counterflow of paranoia). As well as support for the unfolding of others from the contaminations incorporated into the works in question: mundiçagem and fotofuleragem. The text is divided into three situations according to the creative production process: searching for images, this stage I collect the images on the internet and produce others based on photoperformance, which I will call here photofulking, the second stage `and the combination of images and the material construction, mass of paints, heavy brushstrokes, harsh gestures, the incorporation of dirt and other accidents arising from a seemingly careless manufacture, lastly, based on reports, some relations outside the studio, with galleries and institutions, which caused deviations in jobs and even new jobs.
 
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Data de Publicação
2022-02-11
 
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