• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-09052024-152503
Documento
Autor
Nome completo
Renato Mendes Castanhari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Dias Filho, Geraldo de Souza (Presidente)
Bagolin, Luiz Armando
Claro, Mauro
Lopes, Eurico de Carvalho
Pereira, Maria de Fátima Junqueira
Título em português
Da visão à cor: um exame da pintura
Palavras-chave em português
concreção
cor
materialidade
transcendência
visão
Resumo em português
Reflete-se nesta tese sobre os fenômenos visual e cromático, bem como os sentidos de transcendência e concreção próprios da minha produção artística. O texto é composto por três capítulos. No primeiro, A visão na pintura, explorase a manifestação da percepção visual na pintura, em que o foco atém-se aos trabalhos recentes. Nesta parte do texto, destaca-se o conceito de visão elementar. No segundo capítulo, Do intangível ao concreto, examinam-se os significados de transcendente e concreto como dois polos opostos, evocados pelas obras. O capítulo final, Os sentidos da cor, dedica-se à investigação da experiência cromática na pintura, em que se enfatizam as concepções de solidez, permanência e a percepção espacial engendradas pelas cores nas telas.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
color
concretion
materiality
transcendence
Resumo em inglês
This thesis reflects on the visual and chromatic phenomena, as well as the meanings of transcendence and concretion - typical of my artistic production. The text consists of three chapters. In the first, The vision in painting, the manifestation of visual perception in painting is explored, in which the focus is on recent works. In this part of the text, the concept of elementary vision stands out. In the second chapter, From the intangible to the concrete, the meanings of transcendent and concrete are examined as two opposite poles, evoked by the works. The final chapter, The senses of color, is dedicated to the investigation of the chromatic experience in painting, in which the conceptions of solidity, permanence and spatial perception engendered by the colors on the canvases are emphasized.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.