• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-08032021-160714
Documento
Autor
Nombre completo
Alice Maria Vasconcelos Lara
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Fortes Junior, Hugo Fernando Salinas (Presidente)
Pereira, Maria de Fátima Junqueira
Silva, Nara Amelia Melo da
Título en portugués
Encontrando os animais: pinturas sobre a condição do animal não-humano no mundo contemporâneo 
Palabras clave en portugués
animal
animalidade
condição contemporânea do animal-não-humano
pintura
relação humano-animal
Resumen en portugués
O presente texto é o resultado de uma pesquisa teórico-prática desenvolvida na linguagem da pintura e que buscou refletir acerca da condição contemporânea do animal-não-humano. Dividida em quatro capítulos, ela visa, em cada um desses capítulos, pensar sobre diversos aspectos da vida animal e da relação que os humanos estabelecem com os mesmos. No primeiro capítulo, é apresentada uma série de pinturas, sob o título geral de Resistência, em que são representados grupos de animais auto organizados que procuram resistir às péssimas condições a eles impostas pelos humanos. No segundo capítulo, é mostrada a série As duas histórias da carne; nela, duas histórias sobre o abate de animais são conectadas pela produção das pinturas e pela discussão sobre o consumo de carne. No terceiro capitulo, é apresentada a série Perder-Se, Encontrá-Lo, Espreitar-Nos, focada no encontro direto com o animal em seu habitat natural. Minha série mais recente sobre o tema, intitulada As ordens no paraíso é apresentada no quarto e último capítulo. Desenvolvida a partir de uma vivência pessoal no zoológico de São Paulo, busca enfatizar a relação entre animais e humanos no espaço institucional do zoológico e as implicações do confinamento para o bem-estar dos animais.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Animal
Animality
Contemporary condition of the non-human animal
Human-animal relationship
Painting
Resumen en inglés
The present text is the result of a practical-theoretical research developed on the language of painting, and that looked to reflect on the contemporary condition of the non-human animal. Divided in four chapters, it aims, in each of these chapters, to think about diverse aspects of animal life and their relationship with humans. In the first chapter, a series of paintings are presented under the overarching title of Resistance, which represents selforganized animal groups that seek to resist the terrible conditions imposed by humans. The second chapter shows the series The two stories of the flesh, in which two different stories on animal slaughtering are connected through the production of paintings and through the discussion on meat consumption. In the third chapter, the series Get Lost, Find Him, Lurk Us is presented, focusing on the direct encounter with the animal in its natural habitat. My most recent series on the topic is titled The Orders In Paradise, and is presented in the fourth and last chapter. Developed from a personal experience in the São Paulo zoo, it seeks to emphasize the relationship between animals and humans in the institutional space of the zoo, as well as the implications of confinement for the animals' well being.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.