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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-06022018-095724
Documento
Autor
Nombre completo
Priscila Duarte Guerra
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Tavares, Monica Baptista Sampaio (Presidente)
Donati, Luisa Angélica Paraguai
Hanns, Daniela Kutschat
 
Título en portugués
A face revisitada por meio de máscaras pós-humanas: desafios estéticos e subjetivos
Palabras clave en portugués
Arte Tecnológica
Face
Máscara
Pós-humanismo
Resumen en portugués
A presente pesquisa pretende examinar as possibilidades estéticas e subjetivas inerentes a máscaras pós-humanas. A fim de analisar a abordagem artística da face, selecionamos algumas obras de Lygia Clark, Hyungkoo Lee, France Cadet e Sterling Crispin para estudos de caso. Estes, destacados nos capítulos um, dois, três e quatro, nos permitem analisar de forma detalhada, trabalhos que esclarecem indutivamente a dinâmica da situação investigada. Em diálogo com os estudos de caso, é conduzida pesquisa de laboratório em que a face é também elaborada como máscara artística no âmbito da produção da pesquisadora, criada a partir da confluência entre meios artesanais, de produção de massa e meios digitais, ao gerar modelos tridimensionais e sua consequente representação física por meio da fabricação digital. Agrupamos as obras de acordo com vínculos aos procedimentos artísticos de recriação, dissimulação e simulação. Determinados assuntos surgidos das análises das obras ganharam embasamento teórico por meio de tópicos conceituais que discutem aspectos estéticos e subjetivos. Para a realização do estudo, desenvolvemos pesquisa bibliográfica, estudo de caso das obras dos artistas selecionados, pesquisa em laboratório e participações em congressos e mostras ligadas à Arte Tecnológica. Os resultados subjetivos e perceptivos da manipulação da face na arte tecnológica refletem o questionamento acerca da construção de singularidades e as transformações na concepção de ser humano. Assim, intenciona-se contribuir com o meio acadêmico, a sociedade e as artes na discussão sobre as subjetividades emergentes em contexto tecnológico.
 
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Face
Mask
Posthumanism
Technological Art
Resumen en inglés
This research intends to examine the aesthetic and subjective possibilities inherent to posthuman masks. In order to analyze the artistic approach of the face, we selected some works by Lygia Clark, Hyungkoo Lee, France Cadet and Sterling Crispin for case studies. These, highlighted in chapters one, two, three and four, allow us to analyze in detail works that clarify inductively the dynamics of the situation investigated. In dialogue with the case studies a laboratory research is conducted where the face is also fabricated as an artistic mask within the scope of the researcher's production, created from the confluence of artisanal, mass production and digital media, generating three-dimensional models and its consequent physical representation through digital fabrication. We grouped the works in accordance with the artistic procedures of recreation, dissimulation and simulation. Certain issues arising from the analysis of the works have gained theoretical basis through conceptual topics that discuss aesthetic and subjective aspects. For the study, we developed bibliographic research, case study of the works of selected artists, laboratory research and participation in congresses and exhibitions related to Technological Art. The subjective and perceptive results of the manipulation of the face in the technological art reflect the questioning about the construction of singularities and the changes in the concept of human being. Thus, it intends to contribute to academia, society and the arts in the discussion about emerging subjectivities in technological context.
 
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Fecha de Publicación
2018-02-08
 
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