• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-04112010-144546
Documento
Autor
Nome completo
Dora Longo Bahia
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Gross, Maria do Carmo Costa (Presidente)
Alambert Junior, Francisco Cabral
Chiarelli, Domingos Tadeu
Fabris, Annateresa
Farias, Agnaldo Aricê Caldas
Título em português
Do campo a cidade
Palavras-chave em português
Arte
Autoria
Documentação
Plágio
Política
Resumo em português
Do Campo a Cidade é uma reflexão sobre o estatuto da obra e do artista contemporâneos. Trata da comparação entre o percurso dos jovens artistas Marcelo do Campo (1951 - ?) e Marcelo Cidade (1979 - ?). Por meio da investigação e reprodução do corpo de trabalhos de ambos, explora questões fundamentais para a arte: qual a natureza do autor contemporâneo, qual a importância do contexto de produção da obra para sua interpretação, e quais os limites entre a obra de arte, a documentação, a citação, a falsificação e o plágio. Do Campo a Cidade é um objetolivro. Concebido como um textoimagem, propõe uma experiência de arte disfarçada de narrativa. Em sua apresentação gráfica, como em seu conteúdo textual, expõe uma reflexão sobre a relação entre o artista e a universidade, eliminando a lacuna entre a prática e a teoria, entre o fazer artístico e sua investigação acadêmica. Pretende responder, assim, às exigências da área de Poéticas Visuais, que privilegia pesquisas tanto teóricas quanto experimentais sobre os processos artísticos.
Título em inglês
Do campo a cidade
Palavras-chave em inglês
Art
Authorship
Documentation
Plagiarism
Politics
Resumo em inglês
Do Campo to Cidade is a reflection on the status of contemporary artists and their work. It is a comparison between the trajectories of the young artists, Marcelo do Campo (1951 ?) and Marcelo Cidade (1979 ?). By means of the investigation and reproduction of the body of work of each one of them, it explores fundamental questions about art: what is the nature of the contemporary author; what is the importance of the context in which the work of art is produced for its interpretation; and what defines the borders between a work of art, a documentation, a quotation, a falsification and a plagiarism. Do Campo to Cidade is a book-object. It was conceived as a text-image to propose an art experience disguised as a narrative. In its graphic presentation as well as in its textual content, it exposes the relation between the artist and the university, eliminating the gap between practice and theory, between the making of art and its academic investigation. In this way, it aims to meet the demands of the Visual Poetics field that favors both theoretical and experimental researches about the artistic processes.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
457984.pdf (70.44 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.