• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-31032022-164140
Document
Auteur
Nom complet
Ana Paula dos Anjos Gabriel
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Souza, Susana Cecilia Almeida Igayara de (Président)
Fernandes, Angelo José
Gloeden, Edelton
Moura, Paulo Celso
Sergl, Marcos Júlio
Titre en portugais
Música do século XX e música antiga em performances corais em São Paulo (1960-1979): práticas interpretativas
Mots-clés en portugais
História da Performance Musical
História do Canto Coral (Século XX; 1960-1979; São Paulo)
Práticas Corais
Práticas interpretativas
Resumé en portugais
A presente pesquisa de doutorado teve como objetivo investigar a prática de música antiga e de música do século XX no ambiente coral das décadas de 1960 e 1970 de São Paulo, discutindo as principais questões interpretativas que permearam a performance desses repertórios que emergem de fontes bibliográficas, bem como de um conjunto de fontes documentais e fontes orais estabelecido especialmente para a pesquisa. São investigadas questões relacionadas a práticas de repertório, sonoridade e técnica vocal, estilo de interpretação e recursos interpretativos empregados em um conjunto de coros que tiveram atuação relevante na difusão da prática em São Paulo. Neste trabalho, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental em acervos e a realização de entrevistas com intérpretes colaboradores como principais procedimentos metodológicos. Como referenciais teóricos, foram adotados os trabalhos de Lawson e Stowell (2012), Leech-Wilkinson (2009), Cotta (2006), Lopez (2003) e Certeau (1982). Como colaboradores, são entrevistados os regentes Roberto Martins, Lutero Rodrigues e Marco Antonio da Silva Ramos, intérpretes de ampla vivência nas práticas corais de São Paulo, não apenas no período compreendido pelo recorte temporal da pesquisa, como também no âmbito das práticas atuais. A tese é composta por dois Capítulos, Conclusão e Apêndices. Como uma pesquisa na área de questões interpretativas que se situa campo da História da Performance Musical e, portanto, tem parte fundamental do trabalho constituída por pesquisa histórica aliada à discussão de questões e práticas interpretativas, a estrutura embasada em dois capítulos procura contemplar as discussões de maior cunho histórico no Capítulo I, enquanto destina ao Capítulo II a parte de análise e discussão de questões interpretativas. Nas Conclusão, são expostos os resultados da presente pesquisa, que compreendem, primeiramente, o estabelecimento de perfis dos coros estudados, a realização de um panorama das atividades corais das décadas de 1960 e 1970 e a reunião de informações de valor histórico para o canto coral em São Paulo que estavam anteriormente dispersos em diversos acervos. Contribui, também, para a discussão e reflexão a respeito de questões interpretativas diversas que permearam a prática coral do período, propõe revisões da historiografia musical brasileira a respeito da prática e construção de repertórios no canto coral, bem como contribui para a ampliação da visão a respeito da vanguarda e de seu envolvimento com a performance coral na segunda metade do século XX. Em última análise, uma contribuição significativa da presente pesquisa também se apresenta nas entrevistas feitas especialmente no âmbito da presente pesquisa, que expõem a trajetória e a atividade artística dos intérpretes colaboradores e suas reflexões a respeito do ambiente coral de São Paulo e a respeito da performance musical. As entrevistas são publicadas, na íntegra, nos Apêndices. O Anexo apresenta link com os arquivos de áudio de toda a documentação sonora utilizada na presente tese.
Titre en anglais
Twentieth century music and early music in choral performances in São Paulo (1960-1979): interpretative practices.
Mots-clés en anglais
Choral practices
History of Choir Singing (20th century; 1960-1979; São Paulo)
History of Musical Performance
Interpretative Practices
Resumé en anglais
This doctoral research aimed to investigate the practice of early music and twentieth century music in the choral environment of the 1960s and 1970s in São Paulo, discussing the main interpretative issues that permeated the performance of these repertoires that emerge from bibliographical sources, as well as a set of documentary and oral sources established especially for the research. We investigate issues related to repertoire practices, sonority and vocal technique, interpretation style and interpretative resources used in a group of choirs that played a relevant role in the dissemination of the practice in São Paulo. This work uses bibliographical research, documentary research in collections and interviews with collaborating interpreters as the main methodological procedures. As theoretical references, we used Lawson and Stowell (2012), Leech-Wilkinson (2009), Cotta (2006), Lopez (2003) and Certeau (1982). As collaborators, conductors Roberto Martins, Lutero Rodrigues and Marco Antonio da Silva Ramos are interviewed, as interpreters with extensive experience in the choral practices of São Paulo, not only in the period covered by the time frame of the research, but also for current practices. The thesis consists of two chapters, conclusions, and appendices. As a research in the area of interpretative questions that is located in the field of History of Musical Performance, and which, therefore, has an important part of historical research allied to the discussion of interpretative issues and practices, the structure based on two chapters seeks to contemplate the discussions of greater historical nature in Chapter I, while assigning to Chapter II the analysis and discussion of interpretative issues. In Conclusion, the results of the present research are presented, which comprise, firstly, the establishment of profiles of the researched choirs, the realization of an overview of the choral activities of the 1960s and 1970s and the gathering of information of historical value for choral singing in São Paulo that were previously dispersed in several collections. It also contributes to discussion and reflection on various interpretative issues that permeated the choral practice of the period, as well as proposing reviews of Brazilian musical historiography regarding the practice and construction of repertoires in choral singing, as well as contributing to the expansion of vision of the avant-garde and its involvement with choral performance in the second half of the 20th century. Ultimately, a significant contribution of this research is also presented in the interviews made especially within the scope of this research, which expose the trajectory and artistic activity of the collaborating interpreters and their reflections on the choral environment of São Paulo and on musical performance. The interviews are published, in full, in the Appendices. The Annex presents a link with the audio files of all the sound documentation used in this thesis.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-04-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.