• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-30062023-144846
Documento
Autor
Nombre completo
Marisa Milan Cândido
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Zani Netto, Amilcar (Presidente)
Lima, Sonia Regina Albano de
Neiva, Tania Mello
Pascoal, Maria Lucia Senna Machado
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Título en portugués
O piano de Eunice Katunda: uma reflexão sobre a inter-relação entre atividade composicional e interpretativa
Palabras clave en portugués
Compositora brasileira
Eunice Katunda
Expressão Anímica
Música brasileira
Pianista brasileira
Quatro epígrafes
Seresta Piracicaba
Variações sobre um tema popular
Resumen en portugués
A presente tese reflete sobre a atuação da brasileira Eunice do Monte Lima Catunda, conhecida no meio como Eunice Katunda (1915-1990), no cenário musical brasileiro e internacional do século XX. A investigação enfocou a obra para piano da compositora, problematizando sua relação como criadora musical com a própria atuação enquanto intérprete do piano, identificando e verificando em que medida estas atividades influenciaram uma à outra. A pesquisa foi realizada a partir das análises de quatro eixos principais que se interpenetram e auxiliam mutuamente: bibliográfica, documental, musical e interpretativa. A análise documental observou, primordialmente, programas de concerto, buscando revelar a natureza e a extensão de seu universo repertorial; a análise musical comparou os procedimentos adotados pelos compositores interpretados por Eunice e os empregados por ela enquanto compositora, apontando possíveis semelhanças; a análise bibliográfica deu suporte às duas anteriores, servindo de fonte de pesquisa histórica, metodológica e filosófica no sentido das problematizações envolvidas no processo de pesquisa e a análise interpretativa proporcionou uma visão sobre a dimensão da influência exercida pela performance na apreensão de novas técnicas e procedimentos composicionais. Ressalta-se aqui o ineditismo da divisão da obra de Eunice Katunda em quatro fases, segundo a qual foram escolhidas as peças analisadas. São elas: Fase de Formação (até 1945), Fase Música Viva (1946-1950), Fase Nacionalista (1951-1968) e Fase Final (Após 1968). A pesquisa complementará o trabalho teórico por meio da edição das partituras, além da proposta de performance a ser realizada em recital pela pesquisadora, que também é pianista, com as obras analisadas no trabalho: Variações sobre um tema popular (1943), Quatro epígrafes (1948), Seresta Piracicaba (1965) e Expressão anímica (1979).
Título en inglés
Eunice Katundas piano: a reflection on the relation beetween compositional and interpretative activities
Palabras clave en inglés
Brazilian composer
Brazilian music
Brazilian pianist
Expressão Anímica
Quatro epígrafes
Seresta Piracicaba
Variações sobre um tema popular
Resumen en inglés
This dissertation reflects on the performance of the Brazilian Eunice do Monte Lima Catunda, best known as Eunice Katunda (1915-1990), in the Brazilian and international music scene of the 20th century. The investigation focused on the pianoswork of the composer, problematizing her relationship as a musical creator with her own performance as a piano performer, identifying and verifying to what extent these activities influenced one another. The research was realized based on the analysis of four main axes that interpenetrate and help each other: bibliographical, documental, musical and interpretative. The documentary analysis primarily observed concert programs, searching to reveal the nature and extent of their repertoire universe; the musical analysis compared the procedures adopted by the composers interpreted by Eunice and those appointed by her as a composer, pointing out possible similarities; the bibliographical analysis supported the two previous ones, serving as a source of historical, methodological and philosophical research in the sense of the problematizations involved in the research process and the interpretative analysis provided an insight into the dimension of influence exerted by performance in the apprehension of new techniques and compositional procedures. Here, we highlight the originality of dividing Eunice Katunda's work into four phases, according to which the analyzed pieces were chosen. They are: Formation Phase (until 1945), Música Viva Phase (1946-1950), Nationalist Phase (1951-1968) and Final Phase (After 1968). The research will complement the theoretical work by editing the scores, in addition to the performance proposal to be performed in recital by the researcher, who is also a pianist, with the works analyzed in the work: Variações sobre um tema popular (1943), Quatro epígrafes (1948), Seresta Piracicaba (1965) and Expressão Anímica (1979).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-06-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.