• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-29102010-125844
Documento
Autor
Nombre completo
Marli Batista Ávila
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Ramos, Marco Antonio da Silva (Presidente)
Berg, Silvia Maria Pires Cabrera
Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
Miranda, Ronaldo Coutinho de
Sergl, Marcos Júlio
Título en portugués
A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
Palabras clave en portugués
Canto Orfeônico
Didática
Educação Musical
Pedagogia Musical
Solfejo
Resumen en portugués
Este trabalho discute a obra pedagógica musical de H.Villa-Lobos contida nos cinco volumes editados para uso no Canto Orfeônico (Guia Prático, Solfejos - volumes 1 e 2 e Canto Orfeônico - volumes 1 e 2) sob o ponto de vista da pedagogia musical; não é focado, em primeiro plano, nas questões ideológicas do Canto Orfeônico, nem pretende recomendar a aplicação dessa política educacional nos dias atuais. A proposta principal é apresentar uma análise do material selecionado, arranjado, composto e editado por Villa-Lobos para o Canto Orfeônico, para uma possível utilização no processo de ensino musical, face à importância do compositor e desse segmento de sua obra. A partir da análise pedagógica, são apresentadas sugestões de cunho didático relacionadas à metodologia de ensino musical relacionada com a priorização da atividade. Considerando o objetivo principal deste trabalho, que é sugerir uma organização didática para a utilização das canções e solfejos contidos nos cinco volumes analisados, são estabelecidos os critérios adotados, bem como os instrumentos utilizados para tanto. São abordados os precedentes do movimento do Canto Orfeônico e as personagens que influenciaram Villa-Lobos na preparação de sua obra pedagógica. Os textos que serviram de base para o trabalho foram os cinco volumes da edição Vitale e os quatro volumes do Guia Prático pela editora ABM - Academia Brasileira de Música (FUNARTE-ABM, último trimestre de 2009). O primeiro capítulo refere-se ao contexto da criação da obra pedagógica de Villa-Lobos e o segundo capítulo apresenta as análises das peças contidas nos cinco volumes em questão.
Título en inglés
A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
Palabras clave en inglés
Choral Music (Canto Orfeônico)
Didactic
Musical Education
Musical Pedagogy
Solfege
Resumen en inglés
This paper discusses the musical pedagogical work of H.Villa-Lobos contained in the five volumes edited for use in Canto Orfeônico ("Guia Prático, Solfejos" - volumes 1 e 2 and "Canto Orfeônico" - volumes 1 and 2) of the musical pedagogy point of view; it is not focused, in first plan, the ideological questions of Canto Orfeônico, nor intends to recommend the implementation of educational policy in the current days. The main purpose is to present an analysis of the selected, arranged, composed material and edited by Villa-Lobos for Canto Orfeônico, for a possible use in the process of musical education, given the importance of the composer and this segment of his work..From this pedagogical analysis, suggestions are presented related to the didactic methodology of music education related to the prioritization of activity. Considering the main objective of this work, which is to suggest a didactic organization for the use of the songs and solfeges contained in the five analyzed volumes, the adopted criterias are established, as well as the instruments used for both . The precedents of the movement of the Canto Orfeônico who had influenced Villa-Lobos in the preparation of his pedagogical work and also the characters are registered. The texts that served as the basis for this work were the five-volume edition of Vitale and four volumes of the Practical Guide by ABM - Brazilian Academy of Music (FUNARTE-ABM, the last semester of 2009). The first chapter refers to setting up the educational work of Villa-Lobos and the second chapter presents the analysis of the parts contained in five volumes in question.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
1455372.pdf (25.84 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-11-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.