• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-29092023-101700
Document
Auteur
Nom complet
Natália Fontana Francischini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Président)
Nogueira, Isabel Porto
Severo, Fabiana Stringini
Titre en portugais
Ruínas de um futuro em desaparecimento: a pandemia e a cena de música experimental
Mots-clés en portugais
ambiente virtual
auto-organização
cena musical
isolamento social
música experimental
Resumé en portugais
A chegada da pandemia do COVID-19 trouxe importantes transformações à cena de música experimental independente na cidade de São Paulo. Durante este período, as redes sociais e tecnologias de streaming ganharam certo protagonismo nos processos de criação artística, nas redes de sociabilidade e nas formas de organização coletiva desta cena. Nesta pesquisa, realizo algumas comparações entre um antes e um durante a pandemia. Ofereço reflexões sobre a forma como esta comunidade musical adaptou-se (ou não) às novas condições de existência, bem como quais seriam seus possíveis caminhos em uma eventual condição pós-pandêmica. Como metodologia, inspiro-me na etnografia, fazendo uso da minha experiência como participante da cena, mas, sobretudo, de recursos como entrevistas e observação de espaços de relevância (Ibrasotope, AUTA, Estúdio Mitra, entre outros), séries de apresentações e festivais (Circuito de Improvisação Livre, Ouvidor Experimental, Língua Fora, Frestas Telúricas, entre outros).
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
experimental music
music scene
self-organization
social isolation
virtual environment
Resumé en anglais
The COVID-19 pandemic brought changes to the independent experimental music scene in the city of São Paulo. During this period, social networks and streaming technologies gained a certain prominence in artistic creation processes, in sociability networks and in forms of collective organization of this scene. In this research, I make some comparisons between a 'before' and a 'during' the pandemic. I offer reflections on how this musical community has adapted (or not) to the new conditions of existence, as well as what would be its possible paths in a eventual post-pandemic condition. As a methodology, I am inspired by ethnography, making use of my experience as a participant in the scene, but, above all, of resources such as interviews and observation of relevant spaces (Ibrasotope, AUTA, Estúdio Mitra, among others), series of presentations and festivals (Free Improvisation Circuit, Experimental Ombudsman, Lingua Fora, Telluric Cracks, among others).
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.