• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-29092023-101700
Documento
Autor
Nombre completo
Natália Fontana Francischini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Nogueira, Isabel Porto
Severo, Fabiana Stringini
Título en portugués
Ruínas de um futuro em desaparecimento: a pandemia e a cena de música experimental
Palabras clave en portugués
ambiente virtual
auto-organização
cena musical
isolamento social
música experimental
Resumen en portugués
A chegada da pandemia do COVID-19 trouxe importantes transformações à cena de música experimental independente na cidade de São Paulo. Durante este período, as redes sociais e tecnologias de streaming ganharam certo protagonismo nos processos de criação artística, nas redes de sociabilidade e nas formas de organização coletiva desta cena. Nesta pesquisa, realizo algumas comparações entre um antes e um durante a pandemia. Ofereço reflexões sobre a forma como esta comunidade musical adaptou-se (ou não) às novas condições de existência, bem como quais seriam seus possíveis caminhos em uma eventual condição pós-pandêmica. Como metodologia, inspiro-me na etnografia, fazendo uso da minha experiência como participante da cena, mas, sobretudo, de recursos como entrevistas e observação de espaços de relevância (Ibrasotope, AUTA, Estúdio Mitra, entre outros), séries de apresentações e festivais (Circuito de Improvisação Livre, Ouvidor Experimental, Língua Fora, Frestas Telúricas, entre outros).
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
experimental music
music scene
self-organization
social isolation
virtual environment
Resumen en inglés
The COVID-19 pandemic brought changes to the independent experimental music scene in the city of São Paulo. During this period, social networks and streaming technologies gained a certain prominence in artistic creation processes, in sociability networks and in forms of collective organization of this scene. In this research, I make some comparisons between a 'before' and a 'during' the pandemic. I offer reflections on how this musical community has adapted (or not) to the new conditions of existence, as well as what would be its possible paths in a eventual post-pandemic condition. As a methodology, I am inspired by ethnography, making use of my experience as a participant in the scene, but, above all, of resources such as interviews and observation of relevant spaces (Ibrasotope, AUTA, Estúdio Mitra, among others), series of presentations and festivals (Free Improvisation Circuit, Experimental Ombudsman, Lingua Fora, Telluric Cracks, among others).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.