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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-27112023-105448
Documento
Autor
Nome completo
Neila Alcântara Carneiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Costa, Rogério Luiz Moraes (Presidente)
Barbosa, Helen Campos
Rosa, Laila Andresa Cavalcante
Título em português
Invisibilidade versus autonomia de mulheres na música e na tecnologia: a travessia de uma artista independente na feitura de seu primeiro álbum musical
Palavras-chave em português
autonomia
epistemologias feministas decolonias
música
processos criativos e tecnologia
Resumo em português
Este texto dissertativo considera minha práxis como cantautora, instrumentista, produtora musical e educadora. Ele reflete sobre como se deu o processo técnico e criativo de realização do meu primeiro álbum de carreira, Feitura. O mesmo contou com produção musical e arranjos realizados por mim, em colaboração com uma equipe majoritariamente feminina, a partir de um processo remoto. Proponho a autonomia como meio de combate a invisibilidade histórica que tem sido imposta às mulheres na música e na tecnologia. Este trabalho está ancorado nas epistemologias feministas decoloniais e dialoga metodologicamente com a escrevivência e escrita performativa. Ademais, adiciono dados iniciais que fazem parte de uma pesquisa/levantamento que realizei sobre mulheres produtoras musicais no Brasil.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
autonomy
creative processes and technology
decolonial feminist epistemologies
music
Resumo em inglês
This essay text considers my praxis as a singer, songwriter, instrumentalist, music producer and educator. It reflects on how the technical and creative process of making my first career album, Feitura, took place. It included musical production and arrangements made by me, in collaboration with a mostly female team, based on a remote process. I propose autonomy as a means of combating the historical invisibility that has been imposed on women in music and technology. This work is anchored in decolonial feminist epistemologies and dialogues methodologically with scribe and performative writing. In addition, I add initial data that are part of a research I conducted on women music producers in Brazil.
 
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Data de Publicação
2023-11-27
 
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