• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-27112023-105448
Document
Auteur
Nom complet
Neila Alcântara Carneiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Costa, Rogério Luiz Moraes (Président)
Barbosa, Helen Campos
Rosa, Laila Andresa Cavalcante
Titre en portugais
Invisibilidade versus autonomia de mulheres na música e na tecnologia: a travessia de uma artista independente na feitura de seu primeiro álbum musical
Mots-clés en portugais
autonomia
epistemologias feministas decolonias
música
processos criativos e tecnologia
Resumé en portugais
Este texto dissertativo considera minha práxis como cantautora, instrumentista, produtora musical e educadora. Ele reflete sobre como se deu o processo técnico e criativo de realização do meu primeiro álbum de carreira, Feitura. O mesmo contou com produção musical e arranjos realizados por mim, em colaboração com uma equipe majoritariamente feminina, a partir de um processo remoto. Proponho a autonomia como meio de combate a invisibilidade histórica que tem sido imposta às mulheres na música e na tecnologia. Este trabalho está ancorado nas epistemologias feministas decoloniais e dialoga metodologicamente com a escrevivência e escrita performativa. Ademais, adiciono dados iniciais que fazem parte de uma pesquisa/levantamento que realizei sobre mulheres produtoras musicais no Brasil.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
autonomy
creative processes and technology
decolonial feminist epistemologies
music
Resumé en anglais
This essay text considers my praxis as a singer, songwriter, instrumentalist, music producer and educator. It reflects on how the technical and creative process of making my first career album, Feitura, took place. It included musical production and arrangements made by me, in collaboration with a mostly female team, based on a remote process. I propose autonomy as a means of combating the historical invisibility that has been imposed on women in music and technology. This work is anchored in decolonial feminist epistemologies and dialogues methodologically with scribe and performative writing. In addition, I add initial data that are part of a research I conducted on women music producers in Brazil.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-11-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.