• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-27082021-182248
Documento
Autor
Nome completo
Miguel Eduardo Diaz Antar
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Costa, Rogério Luiz Moraes (Presidente)
Fridman, Ana Luisa
Goussinsky, Sonia
Grossmann, Cesar Marino Villavicencio
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Título em português
Interferências sonoras: um estudo sobre processos de criação na Livre Improvisação a partir de referências (des)(re)territorializadas do cancioneiro paraguaio
Palavras-chave em português
Comprovisação
Livre Improvisação
Música paraguaia
Orquestra Errante
Processos de criação
Resumo em português
Esta pesquisa aborda possibilidades de criação artística a partir da mútua interferência entre referências da música paraguaia e procedimentos de livre improvisação musical, duas questões que são fundamentais na minha trajetória como artista pesquisador. Sob essa perspectiva, desenvolvo um estudo que aciona as ideias de jogo, performance e criação coletiva/colaborativa a partir da exploração de referências paraguaias nos grupos Orquestra Errante e KairosPania Cia. Cênico Sonora, vinculados ao Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom) da USP. As interferências entre referências paraguaias e procedimentos experimentais de criação que foram explorados em ambos os grupos criaram uma zona de atrito, reflexão e movimento de onde retirei questões sobre linguagem e territórios artísticos, composição e improvisação grupais, a utilização de referências e diretrizes nos processos criativos, retroalimentando em certa maneira novos processos criativos com os grupos e que resultaram na criação de performances apresentadas dentro e fora da universidade.
Título em espanhol
-
Palavras-chave em espanhol
Comprovisación
Libre Improvisación
Música paraguaya
Orquesta Errante
Procesos de creación
Resumo em espanhol
Esta investigación aborda posibilidades de creación artística a partir de la mutua interferencia entre referencias de la música paraguaya y procedimientos de la libre improvisación musical, dos cuestiones que son fundamentales en mi trayectoria como artista investigador. Desde esa perspectiva, desarrollo un estudio que acciona las ideas de juego, performance y creación colectiva/colaborativa a partir de la exploración de referencias paraguayas en los grupos Orquestra Errante y KairosPania Cia. Cênico Sonora, vinculados al Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom) de la USP. Las interferencias entre referencias paraguayas y procedimientos de creación experimental que se desarrollaron en ambos grupos creó una zona de fricción, reflexión y movimiento de la que extraje reflexiones sobre el lenguaje y los territorios artísticos, la composición e improvisación grupal, el uso de referencias y directrices en los procesos creativos, que en cierto modo retroalimentan nuevos procesos creativos con los grupos y que resultaron en la creación de performances presentadas dentro y fuera de la universidad.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-08-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.