• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-27082021-182248
Document
Author
Full name
Miguel Eduardo Diaz Antar
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Costa, Rogério Luiz Moraes (President)
Fridman, Ana Luisa
Goussinsky, Sonia
Grossmann, Cesar Marino Villavicencio
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Title in Portuguese
Interferências sonoras: um estudo sobre processos de criação na Livre Improvisação a partir de referências (des)(re)territorializadas do cancioneiro paraguaio
Keywords in Portuguese
Comprovisação
Livre Improvisação
Música paraguaia
Orquestra Errante
Processos de criação
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa aborda possibilidades de criação artística a partir da mútua interferência entre referências da música paraguaia e procedimentos de livre improvisação musical, duas questões que são fundamentais na minha trajetória como artista pesquisador. Sob essa perspectiva, desenvolvo um estudo que aciona as ideias de jogo, performance e criação coletiva/colaborativa a partir da exploração de referências paraguaias nos grupos Orquestra Errante e KairosPania Cia. Cênico Sonora, vinculados ao Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom) da USP. As interferências entre referências paraguaias e procedimentos experimentais de criação que foram explorados em ambos os grupos criaram uma zona de atrito, reflexão e movimento de onde retirei questões sobre linguagem e territórios artísticos, composição e improvisação grupais, a utilização de referências e diretrizes nos processos criativos, retroalimentando em certa maneira novos processos criativos com os grupos e que resultaram na criação de performances apresentadas dentro e fora da universidade.
Title in Spanish
-
Keywords in Spanish
Comprovisación
Libre Improvisación
Música paraguaya
Orquesta Errante
Procesos de creación
Abstract in Spanish
Esta investigación aborda posibilidades de creación artística a partir de la mutua interferencia entre referencias de la música paraguaya y procedimientos de la libre improvisación musical, dos cuestiones que son fundamentales en mi trayectoria como artista investigador. Desde esa perspectiva, desarrollo un estudio que acciona las ideas de juego, performance y creación colectiva/colaborativa a partir de la exploración de referencias paraguayas en los grupos Orquestra Errante y KairosPania Cia. Cênico Sonora, vinculados al Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom) de la USP. Las interferencias entre referencias paraguayas y procedimientos de creación experimental que se desarrollaron en ambos grupos creó una zona de fricción, reflexión y movimiento de la que extraje reflexiones sobre el lenguaje y los territorios artísticos, la composición e improvisación grupal, el uso de referencias y directrices en los procesos creativos, que en cierto modo retroalimentan nuevos procesos creativos con los grupos y que resultaron en la creación de performances presentadas dentro y fuera de la universidad.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2021-08-27
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.