• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-27062023-143133
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Paula Picherzky
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Costa, Rogério Luiz Moraes (Presidente)
Machado, André Campos
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Fridman, Ana Luisa
Rosa, Gilberto Assis de Oliveira
Título em português
O pensamento dialógico de Martin Buber aplicado à educação musical: processos criativos no ensino coletivo de violão
Palavras-chave em português
Diálogo
Educação musical
Ensino coletivo
Martin Buber
Violão
Resumo em português
Este trabalho tem a intenção de refletir sobre as relações educador/estudante/conteúdo e sobre a responsabilidade do educador no processo de aprendizagem musical. A partir do conceito de diálogo do filósofo Martin Buber, iremos abordar a educação musical e, principalmente, a educação humanista possível de ser desenvolvida através do ensino coletivo de violão. As obras Eu-Tu (1923) e O caminho do homem (1946) serão nossos alicerces filosóficos para dialogar com as práticas realizadas em três instituições de ensino.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Dialogue
Ensemble teaching
Guitar
Martin Buber
Musical education
Resumo em inglês
This work intends to reflect on the educator/student/content relationships and on the educator's responsibility in the musical learning process. From the concept of dialogue of the philosopher Martin Buber, we will approach musical education and, mainly, the humanist education that can be developed through collective guitar teaching. The works Eu-Tu (1923) and O Caminho do Homem (1946) will be our philosophical foundations to dialogue with the practices carried out in three educational institutions.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-06-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.