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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-27042009-122400
Documento
Autor
Nome completo
Véra Lucia Rocha Pedron Peres
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Costa, Rogério Luiz Moraes (Presidente)
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Safatle, Vladimir Pinheiro
Título em português
As características pós-modernas na obra de Rimsky de Gilberto Mendes
Palavras-chave em português
Fragmentação
Modernismo
Música
Pós-Modernismo
Resumo em português
O presente estudo visa demonstrar as características pós-modernas na música exemplificadas através da obra Rimsky de Gilberto Mendes. Partimos da análise das referencialidades aí encontradas para informar e elucidar esta modalidade de composição contemporânea. Vincula, ao exame das questões estéticas implícitas na obra, a abordagem do livro do mesmo autor Uma Odisséia Musical dos mares do Sul à elegância pop/art déco procurando desvelar a compreensão do discurso ideológico subjacente. O tema sobre o pós-modernismo, não encerrando um consenso, persegue até hoje a necessidade de busca de um método que contribua para precisar um critério que permita sua devida explicação. Nossa tentativa de análise objetivou esclarecer os procedimentos que norteiam as composições e os pressupostos pós-modernos, a saber: fragmentação, citação, justaposição, descontinuidade. O pós-modernismo instaura um novo paradigma em nossa atualidade que requer (para que possa ser entendido em seu devido alcance) um exame preciso do modo de produção das obras e das conceituações daí decorrentes, sujeitos a polêmicas. Esta constatação demandou, no decurso desta pesquisa que se investigasse sobre questões filosóficas, epistemológicas e ideológicas como parte não só intrínseca, mas inevitável de seu objeto, estritamente amalgamadas em suas implicações estéticas. Transita portanto, pelas querelas teóricas, estéticas e ideológicas modernas e pósmodernas, apontando as teses conflitantes daí decorrentes. Intenta, neste sentido, abordar os limites conceituais que se aproximam e se distanciam do Modernismo que possam contribuir à reflexão da arte na atualidade.
Título em inglês
As características pós-modernas na obra de Rimsky de Gilberto Mendes
Palavras-chave em inglês
Fragmentação
Modernismo
Música
Pós-Modernismo
Resumo em inglês
The present study aims at demonstrating the postmodern characteristics in music, as per Gilberto Mendes Rimsky composition. The starting point is an analysis of the references herein found, in order to inform and elucidate this modality of cotemporary art. It links to the analysis of aesthetic matters implicit in the composition, the approach of the book by the same author Uma odisséia musical dos mares do sul elegância pop/art déco (A musical odyssey from the southern seas to the pop/art deco elegance) seeks to unveil the understanding of the underlying ideological speech. The postmodernism theme, not holding exactly a consensus, still pursues the need to seek a method that can contribute to define a criterion enabling its proper explanation. Our analysis attempt aims at clearing up the procedures that guide the compositions and the postmodern projects, namely: fragmentation, quotation, juxtaposition, discontinuity. Postmodernism establishes a new paradigm in our present time which requires (so that it can be understood in its proper wideness of range) an accurate examination of the mode of production of the pieces and of the conceptualities originating from there, subject to controversies. During this research, this evidence demanded the investigation of philosophical, epistemological and ideological issues, not only as an inherent part, but also unavoidable of its object, strictly amalgamated in its aesthetic implications. Therefore, it passes through the theoretical, aesthetic, ideological, modern and postmodern controversies, pointing to the conflicting thesis resulting from there. It attempts therein, to approach the conceptual limits that come close and keep away from modernism which can contribute to the epistemological reflection of art in the present time.
 
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1892922.pdf (15.60 Mbytes)
Data de Publicação
2009-05-04
 
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