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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2013.tde-27022014-163404
Documento
Autor
Nome completo
Cibele Odete Palopoli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Moreira, Adriana Lopes da Cunha (Presidente)
Bortz, Graziela
Lacerda, Marcos Branda
Título em português
Estudo comparativo entre edições da Sequenza I para flauta solo de Luciano Berio: subsídios para compreensão e interpretação da obra
Palavras-chave em português
Flauta solo
Luciano Berio
Música do século XX
Notação proporcional
Sequenza I
Resumo em português
A presente dissertação expõe um estudo analítico da Sequenza I, para flauta solo, escrita pelo compositor italiano Luciano Berio (1925-2003), com foco nas duas edições da obra. A primeira, de 1958, faz uso de notação proporcional e foi publicada pela Editora Suvini Zerboni. Já em 1992, surge uma edição revisada pelo compositor, fazendo uso de notação rítmica tradicional, e que foi publicada pela Universal Edition. Dentre as diversas motivações para a realização deste trabalho, podemos citar a peculiaridade da reescritura da obra pelo próprio compositor, 34 anos mais tarde, focando suas alterações substancialmente na notação rítmica; um levantamento de questões referentes às práticas interpretativas com foco na obra para flauta transversal; e a representatividade da Sequenza I como um cânone do repertório para flauta, cujo estudo é indispensável ao flautista do século XXI. Colocando-nos tanto no papel de intérprete quanto de analista, buscamos reflexões acerca das práticas interpretativas, visto que procuramos nos desenvolver no domínio de ambas as áreas. Na conclusão, observamos haver um relacionamento de colaboração mútua entre análise musical e performance que realmente esclarece aspectos estruturais, e uma influência da experiência de Berio junto à composição eletroacústica na escrita desta obra para instrumento acústico.
Título em inglês
Comparative study between editions of Sequenza I for solo flute by Luciano Berio: subsidies for the understanding and interpretation of the work
Palavras-chave em inglês
Luciano Berio
Proportional Notation
Sequenza I
Solo Flute
Twentieth-Century Music
Resumo em inglês
This thesis presents an analytical study of Sequenza I for solo flute, by the Italian composer Luciano Berio (1925-2003), focusing on two editions of the work. The first one, from 1958, uses proportional notation and was published by Suvini Zerboni Editions. The second one, published by Universal Edition in 1992, was reviewed by the composer and uses traditional rhythmic notation. Among various motivations for carrying out this work, I mention the peculiarity of a composer rewriting his own work 34 years later, centering his changes mainly in the rhythmic notation; a survey of issues regarding interpretative practices and focusing on works for flute; and the representativity of Sequenza I as a canon of the flute repertoire, which study is indispensable to the Twentieth Century flautist. Placing myself both in the role of performer and analyst, I look for reflections concerning performance practices, as I seek to develop myself in both fields. In conclusion, I found a relationship of mutual collaboration between musical analysis and performance, which really clarifies structural aspects; and an influence of Berio's experience within electroacoustic composition in writing this piece for an acoustic instrument
 
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Cibelepalopoli.pdf (8.65 Mbytes)
Data de Publicação
2014-03-10
 
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