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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-26022021-223142
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Fabricio Luciuk Frigatti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Mello Filho, Silvio Ferraz (Presidente)
Kimizuka, Yuri Sizuo
Dottori, Mauricio Soares
Martinelli, Leonardo
Zuben, Paulo Roberto Ferraz von
Título en portugués
Polifonia e Contraponto: análise do uso de procedimentos contrapontísticos durante o século XX para criação de novas obras musicais
Palabras clave en portugués
Composição
Contraponto
Estética da Sonoridade e Sonorismo
Música do século XX
Polifonia
Resumen en portugués
Este trabalho pesquisou a polifonia e o contraponto na música do século XX. Partindo de textos e relatos de compositores sobre a polifonia e o contraponto, investiguei o novo uso de procedimentos contrapontísticos, assim como o surgimento de novas práticas polifônicas, observando concepções das ciências cognitivas (formuladas por Bregman e Tenney) para amparar a discussão das práticas polifônicas que emergiram a partir do paradigma da sonoridade. Dessa forma, foram analisados os trabalhos de Schoenberg, Webern, Boulez, Stockhausen, Xenakis, Ligeti, Penderecki, Carter, Berio, Lutoslawski, Nono, Reich, Adams, Pärt, Sciarrino e Crumb. Constatei diferentes usos do contraponto que foram posteriormente aplicadas em novas composições de minha autoria, das quais quatro são discutidas no presente trabalho.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Composition
Counterpoint
Music of the 20th Century
Polyphony
Sonorism
Resumen en inglés
In this work I investigated polyphony and counterpoint in music of the 20th century. Basing the research on the composers' texts and reports on polyphony and counterpoint, I investigated the new use of counterpoint procedures, as well as the emergence of new polyphonic practices. I was observing ideas of cognitive scientists (Bregman and Tenney) to support the discussion about polyphonic practices that emerged from the sound paradigm. Thus, the works of Schoenberg, Webern, Boulez, Stockhausen, Xenakis, Ligeti, Penderecki, Catter, Berio, Lutoslawski, Nono, Reich, Adams, Pärt, Sciarrino and Crumb were analyzed. I've found diverse uses of the practice of counterpoint that then I applied in my new compositions, four of which are discussed in this work.
 
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Fecha de Publicación
2021-03-01
 
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