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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-25102010-170619
Documento
Autor
Nome completo
Erika Maria Ribeiro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Eduardo Henrique Soares (Presidente)
Hora, Edmundo Pacheco
Lucas, Monica Isabel
Título em português
Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven
Palavras-chave em português
Beethoven
Classicismo
Interpretação
Piano
Práticas interpretativas
Resumo em português
Especialmente a partir do século XX, o interesse em entender como de fato se executava a música do período clássico cresceu consideravelmente. Isso porque, intérpretes e estudiosos em geral, ao se darem conta do distanciamento histórico entre executante e compositor, assim como da multiplicidade dos procedimentos instrumentais que agregaram tradições das mais diversas, sentiram necessidade de uma área de estudo que fosse destinada a essa reflexão. Portanto, este trabalho pretende, em primeiro lugar, realizar um breve estudo de alguns dos principais aspectos que fundamentam a interpretação das obras do período clássico, dentro do campo das práticas interpretativas, tais como: articulação, fraseado, dinâmica, tempo, ritmo, uso do pedal, etc. Serão abordados também conhecimentos sobre Beethoven, seus manuscritos, e as primeiras edições de suas sonatas, assim como informações sobre os instrumentos de época. Em seguida, todos esses critérios serão aplicados à interpretação da Sonata op. 110 de Beethoven. Acreditamos que este procedimento nos possibilitará a construção de uma interpretação criteriosa, convincente, que seja respaldada historicamente e, ao mesmo tempo, atual.
Título em inglês
Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven
Palavras-chave em inglês
Beethoven
classicismo
interpretação
piano
práticas interpretativas
Resumo em inglês
Particularly since the twentieth century, the concern in understanding how the repertoire of the classical period was truly performed grew extensively. This happened because interpreters and scholars in general, while realize the distance between performer and composer as well as the large amount of instrumental procedures that caused multiple traditions, felt need of an area of study designed for this kind of reflection. Therefore, this volume aims, in first place, conduct a brief study of some key issues that underlie the understanding of works from the classic period, within the field of the performance practices like: articulation, phrasing, dynamics, choice of tempo, rhythm, use the pedals, etc. Will be addressed also knowledge about Beethoven, manuscripts and first editions of his piano sonatas, as well as some information about the instruments of that time. Then, these criteria will be applied to the interpretation of Beethovens Sonata op. 110. We believe that this procedure will allow the construction of a careful, credible, historically founded and, at the same time, actual performance.
 
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3274291.pdf (7.93 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
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