• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-25082021-000801
Documento
Autor
Nombre completo
Alice de Oliveira Campos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Mello Filho, Silvio Ferraz (Presidente)
Higa, Evandro Rodrigues
Weiss, Ledice Fernandes de Oliveira
Título en portugués
Musica experimental na Harpa Paraguaia
Palabras clave en portugués
Caos
Harpa paraguaia
Leis naturais
Música experimental
Resumen en portugués
Esta dissertação visa sobretudo a composição na harpa paraguaia, objetivando torná-la um instrumento disponível para a composição musical. Parte do conhecimento prévio da tradição da música paraguaia no instrumento, e almeja apresentar um repertório novo de técnicas e sonoridades que compositores possam explorar além do uso convencional do instrumento. Fundamentada na ideia da pesquisa artística ter como centro o próprio fazer artístico, propõe uma construção de argumentações baseadas em fatores não-palpáveis em que o referencial pessoal do compositor, as abstrações e insights são próprios experimentos e as comprovações sobre uma ideia. Tem como base técnica de estudos leituras sobre notação musical, composição musical, abordagens filosóficas sobre a arte, sobre cosmogonias, microtonalismo e conhecimentos amplos sobre o instrumento harpa paraguaia e sua contextualização histórica e geográfica.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Chaos
Experimental music
Natural Laws
Paraguayan harp
Resumen en inglés
This dissertation aims mainly at composing on the Paraguayan harp, aiming to make it an instrument available for musical composition. Part of the previous knowledge of the Paraguayan music tradition in the instrument, and aims to present a new repertoire of techniques and sounds that composers can explore beyond the conventional use of the instrument. Based on the idea of artistic research having artistic making as its center, it proposes a construction of arguments based on non-palpable factors in which the composer's personal referential, abstractions and insights are the experiments themselves and the evidence about an idea. It has as its technical base of studies readings on musical notation, musical composition, philosophical approaches to art, cosmogonies, microtonalism and extensive knowledge about the Paraguayan harp instrument and its historical and geographical contextualization.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-08-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.