• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-24082021-235734
Documento
Autor
Nombre completo
Adriano Justino Moreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Sulpicio, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti (Presidente)
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Kishimoto, Tizuko Morchida
Título en portugués
Boris Porena e Kinder-musik: o jogo musical num contexto de aprendizagem criativa
Palabras clave en portugués
Boris Porena
Educação Musical
jogo musical
Kinder-musik
práticas criativas
Resumen en portugués
Na busca por fundamentações que orientem uma prática musical enquanto lúdica e criativa, a presente pesquisa trata sobre a experiência musical que se deu através da vivência de três propostas elaboradas pelo compositor e educador musical italiano Boris Porena (1927), encontradas em sua obra Kinder-musik (1973; 2017), especificamente os Giochi 1, 2 e 4 da Collezioni - 10 Giochi a Due. Teve-se por objetivos desvendar quem é Boris Porena, tratando de seus pressupostos filosóficos e como esses amparam sua prática pedagógica; apresentar a obra Kinder-musik; mostrar como ideias acerca de práticas criativas em Educação Musical, dialogam com o desenvolvimento desta pesquisa; mostrar qual definição de jogo e criatividade fundamenta este trabalho, situando as vivências aqui descritas enquanto práticas lúdicas de ensino musical; definir o termo mediação à luz L. S. Vigotski e relacioná-lo às práticas aqui descritas e vivenciadas a partir de Kinder-musik; verificar a possibilidade (ou não) de utilização dos jogos 1, 2 e 4 contidos em Kinder-musik, na coleção Dieci Giochi a Due, para a efetivação de um fazer musical tido como criativo, utilizando a flauta doce e adaptando-os quando necessário para tal fim. De natureza qualitativa (BOGDAN; BLIKEN, 1994), este trabalho se qualifica enquanto pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009). Os dados foram coletados durante os encontros realizados pelo grupo de flauta doce FlauTear, coordenado pelo proponente desta pesquisa. Para tal, foi utilizada a técnica de observação participante, na qual o pesquisador manteve relações comunicativas com os integrantes do grupo pesquisado, sem se limitar a ser um espectador do fato estudado. Como ferramentas, utilizou-se de registros audiovisuais dos encontros realizados e de entrevista semiestruturada aplicada aos participantes, no intuito de se obter o relato das impressões desses quanto à participação nos mesmos e dos jogos realizados. O trabalho também contou com o a descrição das vivências musicais, acompanhadas das impressões do pesquisador acerca de tais momentos. A fundamentação teórica amparou as formulações conceituais a respeito de criatividade e jogo no âmbito do ensino de música, apoiando-se nas formulações de Huizinga (1993) para se compreender o jogo enquanto elemento cultural e nas proposições de Vigotski (2009), que alude a respeito da imaginação e do ato criativo no desenvolvimento do indivíduo. Além desses, outros teóricos foram utilizados, articulando aos primeiros suas ideias e ampliando a compreensão a respeito de tais conceitos. Os resultados demonstraram que a utilização de Kinder-Musik no ensino musical contribuiu de maneira significativa para o processo de desenvolvimento e aprendizagem musical dos envolvidos no fazer musical, de forma lúdica e criativa. Tem-se, ainda, que as vivências aqui descritas contribuíram para o desenvolvimento da autonomia e consciência dos envolvidos no jogo, além da ampliação do olhar para o outro, para uma educação musical que expanda horizontes para além dos limites da sala de aula, significando, de modo muito peculiar, o papel do professor enquanto mediador desse processo.
Título en inglés
Boris Porena and Kinder-musik: the musical game in a context of creative learning
Palabras clave en inglés
Boris Porena
creative practices
Kinder-musik
Music Education
musical game
Resumen en inglés
In the search for foundations that guide a musical practice while playful and creative, this research deals with the musical experience that took place through the experience of three proposals elaborated by the Italian composer and musical educator Boris Porena (1927), found in his work Kinder-musik (1973; 2017), specifically the Giochi 1, 2 and 4 of Collezioni - 10 Giochi a Due. The aim was to unveil who Boris Porena is, dealing with his philosophical assumptions and how these support his pedagogical practice; present the work Kinder-musik; show how ideas about creative practices in Music Education dialogue with the development of this research; show which definition of game and creativity underlies this work, situating the experiences described here as playful musical teaching practices; define the term mediation in light of L. S. Vigotski and relate it to the practices described here and experienced from Kindermusik; check the possibility (or not) of using games 1, 2 and 4 contained in Kinder-musik, in the Dieci Giochi a Due collection, for the realization of a creative musical act, using the recorder and adapting them when necessary for such a purpose. Qualitative in nature (BOGDAN; BLIKEN, 1994), this work qualifies as action research (THIOLLENT, 2009). The data were collected during the meetings held by the recorder FlauTear, coordinated by the proponent of this research. For this, the participant observation technique was used, in which the researcher maintained communicative relations with the members of the researched group, without limiting himself to being a spectator of the studied fact. As tools, we used audiovisual records of the meetings held and semi-structured interviews applied to the participants, in order to obtain a report of their impressions regarding participation in them and the games performed. The work also included the description of musical experiences, accompanied by the researcher's impressions about such moments. The theoretical foundation supported the conceptual formulations regarding creativity and play in the scope of music teaching, based on the formulations of Huizinga (1993) to understand the game as a cultural element and on the propositions of Vigotski (2009), who alludes to respect for imagination and the creative act in the development of the individual. In addition to these, other theorists were used, articulating their ideas to the former and broadening the understanding of such concepts. The results showed that the use of Kinder-musik in music education contributed significantly to the process of musical development and learning of those involved in making music, in a playful and creative way. It is also clear that the experiences described here contributed to the development of autonomy and awareness of those involved in the game, in addition to expanding the look to the other, to a musical education that expands horizons beyond the limits of the classroom, meaning, in a very peculiar way, the role of the teacher as a mediator of this process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-08-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.