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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-24082021-113019
Document
Auteur
Nom complet
Edson José Sant' Anna
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Costa, Rogério Luiz Moraes (Président)
Falleiros, Manuel Silveira
Fridman, Ana Luisa
Titre en portugais
A improvisação como ferramenta no processo composicional
Mots-clés en portugais
Composição
Improvisação
Processos Composicionais
Processos de criação musical
Resumé en portugais
Este trabalho propõe uma investigação sobre a utilização da improvisação enquanto ferramenta durante um processo composicional. De início faremos uma explanação em torno do assunto, abordando algumas temáticas relacionadas às principais formas de improvisação e investigando diferenças e similaridades em meio aos diversos contextos em que ela está presente. Passamos então ao foco principal desse trabalho, que é investigar a improvisação não como um fim em si mesmo, mas no seu papel enquanto recurso intermediário para a composição. Falaremos sobre como essas duas atividades se relacionam, bem como os supostos benefícios, limites e desafios de se empregar a improvisação como um instrumento composicional. Em paralelo a isso, esta pesquisa conta com um estudo de caso, que objetiva relacionar e explorar de forma prática os conceitos abordados. Tal estudo se deu através da escrita de uma peça para piano solo, na qual a improvisação foi extensivamente utilizada, como um laboratório experimental de criação, durante todo o processo composicional. Ao final da dissertação, analisaremos também outros trabalhos artísticos produzidos em paralelo a esta pesquisa, nos quais a improvisação atravessa o processo criativo, gerando resultados sonoros distintos. Nesse sentido, pretendemos demonstrar como a improvisação se consolidou, de modo particular, como um aspecto relevante e fundamental para a construção de poéticas de criação.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Composition
Compositional Processes
Improvisation
Musical Compositional Processes
Resumé en anglais
The main goal of this work is to investigate the use of improvisation as a tool during a compositional process. Initially, we will make an explanation about the subject, first addressing some connections related to the main forms of improvisation, investigating differences and similarities amid the diverse contexts in which it is present. We then move on to the main focus of this work, which is to investigate improvisation not as an end in itself, but its role as an intermediate resource for composition. We will talk about how these two activities are related, their possible intersections, the supposed benefits, limits and challenges of using improvisation as a compositional tool, relating these two practices to a single objective, which is the finished musical work. It is precisely in the production of this result that we will dedicate ourselves in parallel to the development of the research, bringing a case study in order to relate and explore in a practical way the concepts covered, through the writing of a solo piano piece, where improvisation is extensively used as an experimental laboratory of creation throughout the compositional process. Finally, we will also present other artistic works, of a personal scope where improvisation runs through the creation process, as a guiding thread in the genesis of different creative results, consolidating itself as a relevant and fundamental aspect for the construction of a particular creative poetics.
 
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Date de Publication
2021-08-24
 
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