• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-24082021-113019
Documento
Autor
Nombre completo
Edson José Sant' Anna
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Costa, Rogério Luiz Moraes (Presidente)
Falleiros, Manuel Silveira
Fridman, Ana Luisa
Título en portugués
A improvisação como ferramenta no processo composicional
Palabras clave en portugués
Composição
Improvisação
Processos Composicionais
Processos de criação musical
Resumen en portugués
Este trabalho propõe uma investigação sobre a utilização da improvisação enquanto ferramenta durante um processo composicional. De início faremos uma explanação em torno do assunto, abordando algumas temáticas relacionadas às principais formas de improvisação e investigando diferenças e similaridades em meio aos diversos contextos em que ela está presente. Passamos então ao foco principal desse trabalho, que é investigar a improvisação não como um fim em si mesmo, mas no seu papel enquanto recurso intermediário para a composição. Falaremos sobre como essas duas atividades se relacionam, bem como os supostos benefícios, limites e desafios de se empregar a improvisação como um instrumento composicional. Em paralelo a isso, esta pesquisa conta com um estudo de caso, que objetiva relacionar e explorar de forma prática os conceitos abordados. Tal estudo se deu através da escrita de uma peça para piano solo, na qual a improvisação foi extensivamente utilizada, como um laboratório experimental de criação, durante todo o processo composicional. Ao final da dissertação, analisaremos também outros trabalhos artísticos produzidos em paralelo a esta pesquisa, nos quais a improvisação atravessa o processo criativo, gerando resultados sonoros distintos. Nesse sentido, pretendemos demonstrar como a improvisação se consolidou, de modo particular, como um aspecto relevante e fundamental para a construção de poéticas de criação.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Composition
Compositional Processes
Improvisation
Musical Compositional Processes
Resumen en inglés
The main goal of this work is to investigate the use of improvisation as a tool during a compositional process. Initially, we will make an explanation about the subject, first addressing some connections related to the main forms of improvisation, investigating differences and similarities amid the diverse contexts in which it is present. We then move on to the main focus of this work, which is to investigate improvisation not as an end in itself, but its role as an intermediate resource for composition. We will talk about how these two activities are related, their possible intersections, the supposed benefits, limits and challenges of using improvisation as a compositional tool, relating these two practices to a single objective, which is the finished musical work. It is precisely in the production of this result that we will dedicate ourselves in parallel to the development of the research, bringing a case study in order to relate and explore in a practical way the concepts covered, through the writing of a solo piano piece, where improvisation is extensively used as an experimental laboratory of creation throughout the compositional process. Finally, we will also present other artistic works, of a personal scope where improvisation runs through the creation process, as a guiding thread in the genesis of different creative results, consolidating itself as a relevant and fundamental aspect for the construction of a particular creative poetics.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-08-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.