• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-23092022-153618
Documento
Autor
Nombre completo
William Coelho de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Videira Junior, Mario Rodrigues (Presidente)
Kühl, Paulo Mugayar
Lucas, Monica Isabel
Neves, Marcus Vinícius Sant'Anna Held
Oliveira, Ísis Biazioli de
Título en portugués
Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antiga
Palabras clave en portugués
Beethoven
Música Antiga
Performance Musical
Retórica Musical
Sinfonia
Resumen en portugués
O presente trabalho busca oferecer algumas contribuições ao regente que inicia seu processo de abordagem interpretativa sobre a obra sinfônica de Beethoven. Problematiza-se a visão bastante generalizada na literatura que aborda a obra do compositor enquanto precursora do romantismo na música, e não necessariamente sustentada na tradição do século XVIII. Durante todo o trabalho, procura-se contrapor tal paradigma amplamente difundido desde meados do século XIX e ainda muito presente na construção da prática interpretativa da obra sinfônica do compositor. Sob o olhar da tradição da música antiga, mais especificamente aquela representada por Haydn e Mozart, as sinfonias de Beethoven são discutidas evidenciando seus aspectos retóricos fundados nos preceitos da poética clássica. Ao mesmo tempo, procura-se evidenciar o engenhoso desenvolvimento dos procedimentos composicionais dos mestres setecentistas, vistos por Beethoven enquanto modelos a serem copiados. Por fim, a pesquisa sugere formas de evidenciar estes elementos composicionais e como eles podem ser abordados na prática interpretativa, de modo a obter um resultado mais verossímil na performance das sinfonias de Beethoven enquanto música essencialmente construída sob os preceitos da tradição do século XVIII.
Título en inglés
Performing practice approaches to Beethovens symphonic music through the gaze of early music.
Palabras clave en inglés
Beethoven
Música Antiga
Performance Musical
Retórica Musical
Sinfonia
Resumen en inglés
The present research aims to offer some contributions to the conductor who begins his process of interpretive approach to Beethoven's symphonic work. The quite generalized view in the literature that approaches the composer's work as a precursor of romanticism in music, and not necessarily based on the tradition of the 18th century, is problematized. Throughout the whole thesis, an attempt is made to oppose this paradigm widely spread since the mid-19th century and still very present at the elaboration of the interpretive practice of composers symphonic work. Under the gaze of the ancient music tradition, more specifically that represented by Haydn and Mozart, Beethoven's symphonies are discussed, highlighting their rhetorical aspects based on the precepts of classical poetics. At the same time, the research seeks to point the ingenious development of the compositional procedures of the 18th century masters, who are seen by Beethoven as models to be copied. Finally, the research proposes ways to highlight these compositional elements and how they can be approached in the interpretive practice in order to obtain a more verisimilar result in the performance of Beethoven's symphonies as a music essentially built on the precepts of the 18th century tradition.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-09-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.