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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2013.tde-22082013-155143
Documento
Autor
Nome completo
Claudio Horacio Vitale
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Costa, Rogério Luiz Moraes (Presidente)
Menezes Filho, Florivaldo
Moreira, Adriana Lopes da Cunha
Garcia, Denise Hortência Lopes
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
Título em português
A gradação nas obras de György Ligeti dos anos sessenta
Palavras-chave em português
continuum
desvio
gradação
proximidade
transição
Resumo em português
Esta tese tem por objetivo estudar as obras do compositor György Ligeti dos anos sessenta a através do conceito de gradação. Em termos gerais, as obras desses anos são construídas a partir da harmonia do cluster e da superposição de diferentes estruturas rítmicas. A ideia de gradação é elaborada tomando como base conhecimentos provenientes de diversas áreas tais como a retórica, a literatura, a filosofia, a linguística, as artes visuais e a música. No que diz respeito à análise das obras de Ligeti estudam-se aspectos como: a superposição de diferentes divisões do tempo, as relações entre ritmo e textura e os vínculos entre gradação superpostas. Obras como Atmosphères e o Quarteto de Cordas nº 2 são estudadas com maior detalhamento em função de conceitos como gradação, continuum e desvio. A partir dos diferentes estudos conclui-se que a ideia de gradação, entendida como uma ordenação que aumenta ou diminui progressivamente em relação a uma qualidade ou propriedade, constitui o fundamento das obras escritas por Ligeti nos anos sessenta. Esta noção funciona tanto no nível do procedimento como do próprio pensamento composicional.
Palavras-chave em inglês
continuum
deviation
gradation
György Ligeti
proximity
transition
Resumo em inglês
The goal of this thesis is to study the works of György Ligeti composed in the sixties, taking as principal idea for this analysis the concept of gradation. In general terms, the works of these years were composed taking into account the cluster harmony and the superposition of different rhythmic structures. The idea of gradation is based on concepts taken from different areas such as rhetoric, literature, philosophy, linguistics, visual arts and music. In the analysis of the works of Ligeti we study several aspects such as: superposition of different divisions of time, relationship between rhythm and texture and connections between overlaid gradation processes. The compositions Atmosph` eres and String Quartet nº 2 are studied in more detail taking into account the concepts of gradation, continuum and deviation. Based on these different studies we conclude that the idea of gradation, understood as an order of things that grows or diminishes progressively with respect to a quality or property, constitutes the basis of the works written by Ligeti in the sixties. This notion is appropriate both at the level of procedure and at the proper compositional thinking.
 
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claudiovitale.pdf (10.29 Mbytes)
Data de Publicação
2013-08-23
 
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