Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2013.tde-22082013-141410
Document
Auteur
Nom complet
Rogério Lourenço dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Monteiro, Eduardo Henrique Soares (Président)
Marin, Rosa Maria Tolon
Shimabuco, Luciana Sayure
Souza, Iracele Aparecida Vera Livero de
Videira Junior, Mario Rodrigues
Titre en portugais
Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
Mots-clés en portugais
Estudo e ensino do piano
Método de piano
Pedagogia do piano
Piano complementar
Piano em grupo
Resumé en portugais
A presente tese teve como motivação inicial a confecção de um método de ensino de piano em grupo para utilização nos cursos de piano complementar das universidades brasileiras. Neste trabalho, relatam-se as etapas e processos reflexivos percorridos por este autor durante esta empreitada. Primeiramente, foi feita uma pesquisa histórica a respeito do surgimento do piano em grupo na Europa e nos Estados Unidos, chegando-se até às tecnologias utilizadas atualmente, assim como uma análise do cenário relativo ao ensino do piano em grupo e da disciplina de piano complementar nas universidades brasileiras. No segundo capítulo, apresenta-se uma análise crítica e comparativa dos mais importantes métodos de ensino em grupo existentes atualmente. O capítulo final descreve a organização do método considerada ideal para uma proposta de método de ensino de piano em grupo nas universidades brasileiras e apresenta parte dos exercícios confeccionados para o desenvolver cada uma das habilidades funcionais que são trabalhadas nos diversos capítulos do método elaborado ao longo desta pesquisa, assim como o porquê das escolhas envolvidas em sua confecção.
Mots-clés en anglais
Group Piano
Piano
Method
Piano pedagogy
Piano skills
Piano study and instruction
Resumé en anglais
This thesis had as its impetus the development of a group piano method designed for college level piano classes in the universities of Brazil. The purpose of this work is to reflect upon the process used in this endeavor. The first chapter presents a historical background from the beginnings of group piano instruction in Europe and the United States until its culmination in the technological era. It also examines group piano teaching in the secondary piano courses among Brazilian universities. The second chapter is a comparative analysis of the most important group piano methods currently in use. The final chapter describes the format and function considered ideal as a basis for the method of group piano teaching in Brazilian universities. Furthermore, it presents a sample of the exercises composed to develop each of the piano skills that are presented throughout the chapters of the method produced alongside with this research, as well as the rationale involved in its creation.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-08-23
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.