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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-22022019-145306
Documento
Autor
Nome completo
Ariane da Silva Escórcio Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Brito, Maria Teresa Alencar de (Presidente)
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Joly, Ilza Zenker Leme
Título em português
Práticas criativas em educação musical: concepções, ferramentas pedagógicas e veiculação em livros didáticos para o ensino fundamental
Palavras-chave em português
livros didáticos
Música na escola
práticas criativas
Resumo em português
Esta dissertação busca compreender questões referentes à criatividade na educação musical, de modo a verificar se tal pensamento pedagógico é veiculado atualmente e de que maneira é proposto em livros didáticos de música, considerados aqui um material de circulação e registro de concepções e práticas da educação musical. Esta pesquisa se insere no âmbito da educação escolar brasileira e, tendo como referência para contextualização a leitura das legislações oficiais sobre Música no ensino básico, busca identificar tendências pedagógico-musicais que atravessaram este percurso histórico. Em um segundo momento, apresentam-se teorias da criatividade na formação humana e na educação musical. Autores da psicologia e da educação foram o ponto de partida, seguido dos educadores renovadores da pedagogia musical no século XX que atuaram no contexto escolar, sendo a referência principal para compreensão do tema e desenvolvimento das análises as educadoras e pesquisadoras atuantes no Brasil e na América Latina, Teca Alencar de Brito e Violeta Gainza. Por fim, foram analisados livros didáticos de música publicados após a lei 11.769/08 (que tornou a Música conteúdo obrigatório) com vias a identificar se são e como são desenvolvidas práticas criativas nestas publicações de música para a escola, tendo em vista que tais materiais podem ser acessados na formação e atuação dos educadores musicais e, desta forma, considerados relevantes na prática pedagógica.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
creative practices
Music in schools
music textbooks
Resumo em inglês
This dissertation tries to understand issues related to creativity in musical education, verifying if such pedagogical thinking is currently broadcasted and the ways it is proposed in music textbooks, considered here a way to provide circulation and registration of conceptions and practices of music education. This research is in the scope of brazilian school education and, by contextualizing throught official legislation about music on basic education readings, seeks to identify pedagogical trends that crossed musical in its history course. Then presents theories of creativity in the human formation and in musical education. Psychology and Education authors were the starting point, followed by the musical pedagogy educators of renovation movement in the 20th century who worked in the school context and the main reference for understanding this theme and to develop the analyses are the important an active educators and researchers in Brazil and in Latin America, Teca Alencar de Brito and Violeta Gainza. Finally, music textbooks published after the law 11.769/08 (which made the Music a required content) were analyzed to identify whether and how they developed creative practices in these music in school's publications, understanding that such materials can be accessed by musical educators in their formation or proceeding and thus this books can be considered relevant to pedagogical practice.
 
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Data de Publicação
2019-02-22
 
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