• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2014.tde-20012015-145518
Document
Auteur
Nom complet
Luis Felipe Giampaulo Sarro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Zani Netto, Amilcar (Président)
Lima, Sonia Regina Albano de
Seincman, Eduardo
Titre en portugais
Forma na obra pianística de Johannes Brahms: variações sobre um tema de Haendel. 2014
Mots-clés en portugais
Composição Musical
Forma
Interpretação
Piano
Romantismo
Resumé en portugais
Enquanto Schoenberg considerou Brahms um "progressista", parte de seus contemporâneos - por exemplo, Wagner - o classificava como conservador. A razão para tal rótulo era o apreço que Brahms tinha pelas formas clássicas e barrocas. Diferente dos outros românticos, estatisticamente o allegro de sonata é o procedimento composicional mais recorrente em todos os movimentos de sua obra. Além disso, chegou a dominar com maestria a arte de escrever fugas, cânones e outros gêneros barrocos, incorporando-os na sua linguagem musical com naturalidade. Este trabalho vem apresentar como a obra pianística de Brahms se situa perante seus contemporâneos - mais especificamente com relação à forma - e quais as motivações pessoais e sociais que o fizeram adotar essa postura estética. Um breve resumo de suas obras é apresentado seguido de uma análise das Variações sobre um tema de Haendel para demonstrar como sua obra dialoga com o arcaico e o moderno, sendo ao mesmo tempo antiga, clássica e romântica.
Titre en anglais
Form in Johannes Brahms's piano works: Variations on a theme by Haendel.
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
Schoenberg once said Brahms was a "progressive", while his contemporaries - Wagner, for instance - would classify him as a conservative. The main reason for that was that Brahms enjoyed classic and baroque forms. Apart from the other romantic composers, allegro de sonata is statistically the most recurring compositional procedure in all movements of his output. Besides, he conquered how to write fugues, canons and other baroque genres, inserting them naturally in his musical language. This thesis presents how Brahms's piano works relate with those of his contemporaries - more specifically regarding form - and what was his personal and social motivation to adopt this aesthetical position. A brief about his works will be presented followed by an analysis of Variations on a theme by Haendel, in order to demonstrate how his output makes a dialogue with the old and modern, being at the same time antique, classic and romantic
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-01-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.