• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-19092022-153144
Document
Auteur
Nom complet
José Luiz Chamorro Ribalta
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Ramos, Marco Antonio da Silva (Président)
Fernandes, Angelo José
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Gloeden, Edelton
Sabag, Munir Machado de Sousa
Titre en portugais
A construção interpretativa no ambiente coral virtual: tecnologia, criatividade e didática na busca por resultados artísticos
Mots-clés en portugais
Canto Coral em ambiente virtual
Performance em Canto Coral e Interpretação Musical
Suíte Carimbó de Ernst Mahle
Tecnologia e criatividade na didática do canto coral
Resumé en portugais
O presente trabalho é o resultado da reflexão sobre os processos que foram desenvolvidos durante os anos de 2020/2021, junto ao Coro de Câmara Comunicantus da ECA/USP, na elaboração de concepções interpretativas corais em ambiente virtual, devido ao isolamento imposto pela pandemia de COVID-19. Tendo como material musical central a suíte Carimbó, de Ernst Mahle, a pesquisa utiliza o Referencial Silva Ramos de análise de obra corais. Também fizeram parte do embasamento teórico partituras, materiais didáticos de autoria do próprio compositor, e diferentes pesquisas acadêmicas. Apresentada em dois volumes, sendo o primeiro dividido em 3 capítulos, esta pesquisa fornece inicialmente análises sobre diferentes aspectos da obra do compositor. No capítulo intermediário discorremos sobre equipamentos e procedimentos necessários ao desenvolvimento da produção musical coral em ambiente virtual. No último capítulo relatamos como os projetos virtuais realizados por nós com o Coro de Câmara Comunicantus foram desenvolvidos, tornando-se a força motriz para o estabelecimento dos processos descritos no capítulo anterior; e apresentamos, por meio de links e códigos de resposta rápida (QR codes), os materiais produzidos durante a pesquisa. Também no terceiro capítulo são mostrados os processos de chegada às concepções interpretativas e suas versões finalizadas já em áudio e vídeo. O segundo volume é destinado ao apêndice e anexos da pesquisa. Acreditamos que esta pesquisa representa o aprendizado alcançado coletivamente pelo Comunicantus: Laboratório Coral durante a pandemia. Imaginamos também que o conjunto de processos, reflexões, dados e resultados poderão colaborar na construção interpretativa em ambiente virtual de outros regentes que possam se interessar.
Titre en anglais
The interpretative construction in a virtual choral environment: Technology, creativity, and didactics in the search for artistic results.
Mots-clés en anglais
Choral Singing in virtual environment
creativity in didactics of the Choral Singing
Ernst Mahle's suite Carimbó
Performance in Choral Singing and Musical Interpretation
Technology
Resumé en anglais
This research aims to reflect on the processes that were developed during the years 2020/2021, together with Comunicantus Chamber Choir, from ECA/USP. The processes concern the elaboration of choral interpretative conceptions in a virtual environment, due to the isolation imposed by the COVID-19 pandemic. Having as its main musical material Ernst Mahles suite Carimbó, the research uses the Silva Ramos Reference for the Analysis of Choral Works. Scores, teaching materials authored by the composer himself, and different academic research were also part of the theoretical basis. Presented in 2 volumes, the first being divided in 3 chapters, this research initially provides analysis of different aspects of the composer's work. In the intermediate chapter, there is a discussion about the equipment and procedures which are necessary for the development of choral music production in a virtual environment. In the last chapter, we explain how the virtual projects carried out by us along with Comunicantus Chamber Choir were developed, and how they became responsible for establishing the processes described in the previous chapter. We also present the materials produced during the research through links and quick response codes (QR codes). Furthermore, in this third chapter, we show the processes that led to the interpretative conceptions and their already finalized versions in audio and video. The second volume contains the appendix and the annexes of the research. We believe that this research represents the collective learning achieved by Comunicantus: Coral Laboratory during the pandemic. And we also imagine that the set of processes, reflections, data, and results may collaborate with the interpretative construction in a virtual environment of other conductors who may be interested.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.