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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-19042023-103058
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Santos Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Shimabuco, Luciana Sayure (Presidente)
Dias, Helen Priscila Gallo
Oliveira, Flávio Augusto Borges de
Título em português
Prole do Bebê nº. 2 Os Bichinhos de Heitor Villa-Lobos: aspectos idiomáticos e interpretativos
Palavras-chave em português
Obras para Piano
Performance
Procedimentos de estudo
Prole do Bebê Nº. 2
Villa-Lobos
Resumo em português
Este trabalho propõe uma investigação técnico-interpretativa da suíte Prole do Bebê nº. 2 Os Bichinhos de Heitor Villa-Lobos, bem como elucidar os procedimentos de estudo que são importantes durante o processo de aprendizado de cada uma das nove peças, objetivando a performance da obra completa. Para tanto, apresenta em seus dois capítulos a idiomática pianística villalobiana e inter-relaciona parâmetros musicais e seus conceitos com a interpretação musical e a prática da performance, baseado em autores tais como Almeida (2011), Berry (1987), Kostka (2012), Lima (1969), Magalhães (1994), Mesquita (2006), Moreira (2008), Nery (2012), Queiroz (2013), Salles (2009), Salles/Arcanjo (2022), Salles/Dudeque (2017), Shimabuco (2012) e Tarasti (2021). O primeiro capítulo aborda as caraterísticas que perpassam a obra para piano de Villa-Lobos, dimensionando a textura e a topografia do teclado como alicerces deste compositor, não obstante, propõe um estudo da notação utilizada no intuito de demonstrar suas aplicações interpretativas. O segundo capítulo apresenta de forma linear as nove peças sob o viés interpretativo ao tratar de aspectos como caráter, fraseado, condução, equilíbrio e pedalização. Além disto, analisa as gravações de intérpretes que registraram a suíte na integra. A conclusão releva que a idiomática utilizada e o entendimento da textura impactam as escolhas interpretativas e, consequentemente, geram implicações para o momento da performance.
Título em inglês
Heitor Villa-Loboss Babys Family nº. 2 The Little Pets: idiomatic and interpretative aspects.
Palavras-chave em inglês
Baby's Family No. 2
Performance
Study procedures
Villa-Lobos
Works for Piano
Resumo em inglês
This work proposes a technical-interpretative investigation of the suite Babys Family nº. 2 The Little Pets by Heitor Villa-Lobos and elucidates the study procedures that are important during the learning process of each of the nine pieces, aiming at the performance of the complete work. In order to do so, it presents in its two chapters villalobian pianistic idiomatic. It interrelates musical parameters and their concepts with lyrical interpretation and performance practice, based on authors such as Almeida (2011), Berry (1987), Kostka (2012), Lima (1969), Magalhães (1994), Mesquita (2006), Moreira (2008), Nery (2012), Queiroz (2013), Salles (2009), Salles/Arcanjo (2022), Salles/Dudeque (2017), Shimabuco (2012) and Tarasti (2021). The first chapter addresses the characteristics that permeate Villa-Lobos's piano work, dimensioning the texture and topography of the keyboard as foundations of this composer, nevertheless, it proposes a study of the notation used in order to demonstrate its interpretative applications. The second chapter presents the nine pieces in a linear way under the interpretative bias when dealing with aspects such as character, phrasing, driving, balance, and pedaling. In addition, it analyzes the recordings of interpreters who recorded the complete suite. The conclusion reveals that the writing style used and the understanding of the texture impact the interpretive choices and, consequently, generate implications for the moment of the performance.
 
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Data de Publicação
2023-04-19
 
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