• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-18082021-074119
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Fontainha Ficarelli
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Zani Netto, Amilcar (Président)
Amato, Luiz Britto Passos
Domingues, Ravi Shankar Viana
Justi, Luis Carlos
Suetholz, Robert John
Titre en portugais
Hommages op.18 à Frank Martin, Béla Bartók et Igor Strawinsky para oboé, cordas e tímpano ad libitum de Ernst Widmer - uma visão interpretativa
Mots-clés en portugais
Análise
Interpretação
Oboé
Performance
Widmer
Resumé en portugais
O tema deste trabalho consiste na abordagem interpretativa da obra Hommages op. 18 à Frank Martin, Béla Bartók et Igor Strawinsky para oboé, cordas e tímpanos ad libitum de Ernst Widmer e foi construída a partir da observância de uma série de aspectos: analíticos, históricos e conceituais. A dedicatória da obra já mostra indícios de influências e foi primordial examinar como estas se manifestaram no texto musical. O trabalho dividese, basicamente, em duas partes. A primeira aborda o conceito de interpretação, execução e performance, bem como sua transformação ao longo da história. Essas modificações estão assinaladas dentro de um recorte histórico que compreende o espaço de tempo no qual os compositores homenageados viveram. A segunda propõe uma perspectiva de interpretação, construída e formatada através do processo analítico, que embasa as escolhas realizadas. Para tanto, foi utilizada a Teoria dos Conjuntos, ferramenta considerada adequada à analise dessa obra não tonal. O processo de investigação das influências que Widmer declara haver recebido daqueles compositores, ao longo de sua trajetória musical, mostrou-se fundamental para a construção de uma referência para cada um dos movimentos que compõem a obra. Foram utilizadas, para este trabalho, cópias dos manuscritos originais que permanecem, atualmente, mantidos na Suíça. Julgou-se oportuno situar a obra no cenário histórico no qual ela se insere, depois da vinda do compositor para o Brasil, assim como examinar outras peças compostas durante o mesmo período com a finalidade de se estabelecer uma visão mais ampla de seu estilo composicional.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Analysis
Interpretation
Oboe
Performance
Resumé en anglais
An interpretative approach to Hommages op. 18 à Frank Martin, Béla Bartók et Igor Strawinsky for oboe, strings and timpani ad libitum by Ernst Widmer is the theme of this thesis, and it was built based on the observance of a series of aspects: analytical, historical and conceptual ones. The dedication of Hommages foreshadows signs of influences, and it was crucial to examine how they were manifested in the musical text.. In this work I basically divided into two parts. The first addresses the concept of interpretation, execution and performance, as well as its transformation throughout history. These changes are marked within a historical framework that comprises the space of time in which the honored composers lived. The second proposes an interpretation perspective, constructed and formatted through the analytical process, which underlies the choices made. For that, the Set Theory was used, a tool considered adequate for the analysis of this non-tonal work. The process of investigating the influences that Widmer declares to have received from those composers throughout his musical trajectory, proved to be fundamental for the construction of a reference for each of the movements that compose the work. Copies of the original manuscripts were used for this work, which are currently kept in Switzerland. It was considered opportune to place the work in the historical framework in which it is inserted, after the composer's arrival in Brazil, as well as to examine other pieces composed during the same period in order to establish a broader vision of his compositional style.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-08-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.