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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-16082023-153129
Document
Auteur
Nom complet
Vicente Reis de Souza Farias
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Président)
Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
Ferreira, Emmanoel Martins
Meneguette, Lucas Correia
Vicente, Eduardo
Titre en portugais
O som (in)conformado: manutenção e ruptura na produção musical de games brasileiros
Mots-clés en portugais
game audio
gêneros de jogos
gêneros musicais
jogos brasileiros
Jogos eletrônicos
sonologia
videogame music
Resumé en portugais
Esta tese reflete sobre as práticas de produção de música para jogos no Brasil. Com base na literatura sobre o áudio para jogos é possível verificar que existem padrões estéticos recorrentes na produção de jogos que estabelecem determinados gêneros musicais como mais ou menos apropriados para determinados tipos de jogos. A fim de verificar como estes padrões estéticos são interpretados na produção brasileira de jogos, realizamos entrevistas com pessoas que trabalham na área de criação sonora pra jogos e analisamos 17 jogos produzidos no Brasil nos últimos 20 anos, dentro de um recorte que chamamos de mainstream nacional. As entrevistas nos permitem observar que estes padrões estéticos operam como uma manutenção de expectativas, principalmente da direção do jogo. No entanto, estas pessoas entrevistadas transparecem um movimento de ruptura com os padrões estéticos musicais por meio de hibridizações. Os jogos analisados nos permitem perceber de que maneiras esse tensionamento entre manutenção e ruptura se apresenta na produção brasileira de jogos. É notável que a busca por uma internacionalização é um dos principais fatores na manutenção dos padrões estéticos. Desta forma, há uma forte tendência na produção de jogos que priorizam a aceitação de um público externo ao Brasil.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Brazilian games
game audio
game genres
musical genres
sonology
video game music
video games
Resumé en anglais
This thesis reflects on the music production practices for video games in Brazil. Based on literature about game audio, it is possible to verify that there are recurring aesthetic standards in game production that establish certain musical genres as more or less appropriate for certain game genres. In order to verify how these aesthetic standards are interpreted in Brazilian game production, interviews were conducted with individuals working in the field of game sound creation and 17 games produced in Brazil over the last 20 years were analyzed within a mainstream national scope. The interviews allowed us to observe that these aesthetic standards operate as a maintenance of expectations, primarily in the maintenance of game direction expectations. However, the interviewed individuals conveyed a movement of breaking away from the musical aesthetic standards through hybridization. The analyzed games allow us to perceive the ways in which this tension between maintenance and disruption presents itself in Brazilian game production. It is noticeable that the search for internationalization is one of the main factors in maintaining aesthetic standards. As a result, there is a strong tendency in game production to prioritize acceptance from an audience outside of Brazil.
 
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Date de Publication
2023-08-16
 
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