• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-16082023-104716
Document
Auteur
Nom complet
Ricardo Henrique Serrão
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Mello Filho, Silvio Ferraz (Président)
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
Garcia, Denise Hortência Lopes
Mannis, José Augusto
Rosseti, Danilo Augusto de Albuquerque
Titre en portugais
Reescrita: musicalidade de invenção
Mots-clés en portugais
Arranjo
Criatividade
Música
Reescrita
Tradução
Transcriação
Resumé en portugais
Este trabalho se concentra em pensar a reescrita musical enquanto um campo complexo que permite potencializar, positivamente, não somente as pesquisas e práticas em composição e análise musicais mas, também a performance e a pedagogia da performance musical enquanto campos que podem coexistir refletindo em uma vertente de musicalidade na qual busquei chamar de musicalidade de invenção. Partimos das noções de mimesis em Aristóteles; atualidade e virtualidade em Deleuze, transcriação em Haroldo de Campos e reescrita em Silvio Ferraz, para cercar a ideia de uma musicalidade permeada pela recriação. Reescrita - musicalidade de invenção, foi escrito a partir de reflexões e diálogos nos âmbitos terminológicos, tipológicos, conceituais e artísticos os quais acredito participarem da noção de reescrita musical na atualidade e que, nesse momento, fazem parte de meus processos artísticos.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Arrangement
Creativity
Music
Rework
Transcreation
Translate
Resumé en anglais
This work focuses on thinking about musical rewriting as a complex field that allows positively enhancing not only the research and practices in musical composition and analysis, but also the performance and pedagogy of musical performance as fields that can coexist, reflecting in one aspect of musicality in which I tried to call the inventive musicality. We start from the Aristotelian notion of mimesis; actuality and virtuality in Deleuze, transcreation in Haroldo de Campos and rework in Silvio Ferraz, to surround the idea of a musicality permeated by recreation. Reescrita inventive musicality, was written from reflections and dialogues in the terminological, typological, conceptual and artistic scopes which I believe participate in the notion of musical rewriting today and which, at this moment, are part of my artistic processes.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-08-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.