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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-13092022-152832
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Saraiva da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Ballestero, Luiz Ricardo Basso (Presidente)
Molina Junior, Sidney Jose
Nogueira, Gisela Gomes Pupo
Pinto, Tiago de Oliveira
Ramos, Danilo Paiva
Título em português
TESE-SUÍTE DAS REENTRÂNCIAS: transculturação e perspectivismo na articulação de Bach, em canções para violão, voz e viola machete à ilha do Desterro
Palavras-chave em português
articulação musical
J.S. Bach violão
perspectivismo
transculturação
viola machete
Resumo em português
Esta tese apresenta e reflete sobre o processo de criação da "Suíte das Reentrâncias, que, baseada em movimentos das suítes para violoncelo de J. S. Bach, efetiva a tradução das partituras originais para o universo da canção popular brasileira. Num processo de transcri(a)ção, termo emprestado do campo da tradução literária, encontramos as cosmovisões postas pelo perspectivismo ameríndio, através da leitura de Eduardo Viveiros de Castro, na intenção de contribuir com a noção de transculturação escopo teórico central desta pesquisa tal qual trabalhada por Tiago de Oliveira Pinto. A viola-machete é um instrumento emblemático para esse enfoque, uma vez que sua origem, da Ilha da Madeira (Portugal), tem sua musicalidade ressignificada pela vigorosa cultura afrobrasileira no Recôncavo Baiano. A Machete se faz chave para a nova articulação do texto musical, na medida em que seus toques tradicionais adentram minha técnica violonística e composicional e se tornam, por assim dizer, a voz soprano dessas transcri(a)ções de Bach. O processo criativo, apresentado nesta obra, se completa com as letras das canções, que retratam a invisibilização da presença e cultura negras, em particular em minha ilha natal, que, na época de Bach, se chamava Nossa Senhora do Desterro (atualmente denominada Florianópolis, SC). Assim, essa tese apresenta uma pesquisa artística baseada em um estudo etnográfico, que explora diferentes territórios de performance e composição musicais.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
guitar
J. S. Bach
musical articulation
perspectivism
transculturation
viola machete
Resumo em inglês
This thesis presents and reflects upon the creative process of the "Suite das Reentrâncias", wich,based on movements from J. S. Bach's cello suites, which translates the original scores into the universe of the "canção popular brasileira" (Brazilian popular song). By means of a "transcri(a)ção", term borrowed from the field of literary translation, we meet the cosmovisions of Amerindian perspectivism, through the reading of Eduardo Viveiros de Castro, intending to contribute to the notion of transculturation - the central theoretical scope of this research - as worked by Tiago de Oliveira Pinto. The viola-machete is an emblematic instrument for this approach, since the sound qualities that it brings from its origin, Madeira Island (Portugal), were soon resignified by the vigorous Afro-Brazilian culture in the Recôncavo Baiano. Machete becomes the key to the new articulation of the musical text, as the toque" movement and sound pattern of its tradition enters my guitar and compositional technique and performs, so to speak, the soprano voice of these Bach transcriptions. The creative process, presented in this work, is completed with the lyrics of the songs, which portray the invisibility of the black presence and culture, particularly on my native island, which, at the period Bach was composing, was named Nossa Senhora do Desterro (currently Florianópolis, SC ). Thus, this thesis presents an artistic research based on an ethnographical study, which explores different territories of performance and musical composition.
 
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Data de Publicação
2022-09-13
 
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