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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12072022-111800
Documento
Autor
Nome completo
Luzilei Aliel da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Mello Filho, Silvio Ferraz (Presidente)
Falleiros, Manuel Silveira
Costa, Rogério Luiz Moraes
Malt, Mikhail
Ribeiro, Felipe de Almeida
Título em português
Comprovisação baseada em modelos: modelagens em composição e improvisaçãomusical a partir de planos de diretrizes e contingência
Palavras-chave em português
Composição
Comprovisação
Gelassenheit
Improvisação
Resumo em português
A presente tese visa expor o desenvolvimento de um modelo geral que contempla obras musicais que se situam entre a composição e a improvisação musical, área atualmente conhecida como comprovisação. No geral, este trabalho oferece uma leitura abrangente do cenário atual de comprovisação, oferecendo uma discussão específica da bibliografia na área. Apresentamos aspectos filosóficos e estéticos que serviram de base para o desenvolvimento do modelo. A ênfase foi dada ao conceito de Gelassenheit, (Heidegger, 1966) e aspectos retirados da pesquisa sobre sonificação. Nossa modelagem, comprovisação baseada em modelos (CBM) permite, por meio de planos de ação (planos de diretrizes e planos de contingência) uma organização geral que busca o equilíbrio entre os dois pólos musicais pretendidos (composição e improvisação). Por meio de obras comprovisadas (estudos de caso), desenvolvemos estratégias tanto para a criação quanto para a análise desse tipo de material. Durante os seis estudos de caso, abordamos pontos como: processos técnicos de construção de instrumentos, retroalimentação sonora, notação musical gráfica via fluxogramas, notação musical verbal subjetiva, etc. Além dos processos artísticos, discutimos propostas baseadas em pesquisas em cognição que foram incorporadas nos processos de construção e análise de comprovisações.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Composition
Comprovisation
Gelassenheit
Improvisation
Resumo em inglês
This thesis exposes the development of a general model to contemplate musical works that are situated between musical composition and musical improvisation (comprovisation). This work offers a comprehensive reading of the current scenario of comprovisation, offering a specific discussion of the bibliography in the area. We present philosophical and aesthetic aspects that served as the basis for the development of the model. Emphasis on Gelassenheits concept (Heidegger, 1966) and aspects of sonification research was the focus. Our modeling, model-based comprovisation (CBM) allows, via action plans (guideline plans and contingency plans) a general organization between the two intended musical poles (composition and improvisation). Based on comprovised works (case studies), we develop strategies for both the creation and the analysis of this type of material. During the six case studies, we discussed points such as: technical processes of instrument construction, sound feedback, graphic musical notation via flowcharts, subjective verbal musical notation, etc. In addition to the artistic processes, we discussed proposals based on research in cognition that were incorporated into the processes of construction and analysis of comprovisation.
 
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Data de Publicação
2022-07-12
 
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