• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12072022-111800
Document
Auteur
Nom complet
Luzilei Aliel da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Mello Filho, Silvio Ferraz (Président)
Falleiros, Manuel Silveira
Costa, Rogério Luiz Moraes
Malt, Mikhail
Ribeiro, Felipe de Almeida
Titre en portugais
Comprovisação baseada em modelos: modelagens em composição e improvisaçãomusical a partir de planos de diretrizes e contingência
Mots-clés en portugais
Composição
Comprovisação
Gelassenheit
Improvisação
Resumé en portugais
A presente tese visa expor o desenvolvimento de um modelo geral que contempla obras musicais que se situam entre a composição e a improvisação musical, área atualmente conhecida como comprovisação. No geral, este trabalho oferece uma leitura abrangente do cenário atual de comprovisação, oferecendo uma discussão específica da bibliografia na área. Apresentamos aspectos filosóficos e estéticos que serviram de base para o desenvolvimento do modelo. A ênfase foi dada ao conceito de Gelassenheit, (Heidegger, 1966) e aspectos retirados da pesquisa sobre sonificação. Nossa modelagem, comprovisação baseada em modelos (CBM) permite, por meio de planos de ação (planos de diretrizes e planos de contingência) uma organização geral que busca o equilíbrio entre os dois pólos musicais pretendidos (composição e improvisação). Por meio de obras comprovisadas (estudos de caso), desenvolvemos estratégias tanto para a criação quanto para a análise desse tipo de material. Durante os seis estudos de caso, abordamos pontos como: processos técnicos de construção de instrumentos, retroalimentação sonora, notação musical gráfica via fluxogramas, notação musical verbal subjetiva, etc. Além dos processos artísticos, discutimos propostas baseadas em pesquisas em cognição que foram incorporadas nos processos de construção e análise de comprovisações.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Composition
Comprovisation
Gelassenheit
Improvisation
Resumé en anglais
This thesis exposes the development of a general model to contemplate musical works that are situated between musical composition and musical improvisation (comprovisation). This work offers a comprehensive reading of the current scenario of comprovisation, offering a specific discussion of the bibliography in the area. We present philosophical and aesthetic aspects that served as the basis for the development of the model. Emphasis on Gelassenheits concept (Heidegger, 1966) and aspects of sonification research was the focus. Our modeling, model-based comprovisation (CBM) allows, via action plans (guideline plans and contingency plans) a general organization between the two intended musical poles (composition and improvisation). Based on comprovised works (case studies), we develop strategies for both the creation and the analysis of this type of material. During the six case studies, we discussed points such as: technical processes of instrument construction, sound feedback, graphic musical notation via flowcharts, subjective verbal musical notation, etc. In addition to the artistic processes, we discussed proposals based on research in cognition that were incorporated into the processes of construction and analysis of comprovisation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-07-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.